UFPel realiza, de terça(8) a sexta(11), maior evento científico da região

4 de Novembro de 2011

Maior evento em sua área na Zona Sul do Estado, o Congresso de Iniciação Científica (CIC) da UFPel completa em 2011 20 anos. O tema central neste ano será Diversidade, Integração e Transformação. O CIC será realizado de terça(8)  a sexta-feira (11), em novo endereço, no Centro das Engenharias, prédio da Engenharia Madeireira, localizado na rua Conde de Porto Alegre, 793. Ao mesmo tempo, ocorrerá a III Mostra Cientifica. O total de trabalhos inscritos é de 1.624 e os três melhores de cada área do conhecimento receberão o troféu Jovem Pesquisador. Na segunda-feira(7), às 19h, no auditório da Agência da Lagoa Mirim(ALM), ocorre a solenidade de abertura dos eventos.

As expectativas para esse ano são muito boas. Espera-se que, entre alunos, professores e comunidade em geral, cinco mil pessoas visitem o evento, nos seus quatro dias. O coordenador do CIC, professor Orlando Lucca Filho, conta que o crescimento do Congresso é constante. Para ele, isso se deve ao fato de a instituição também estar crescendo. “Com o aumento dos cursos e dos professores na Universidade há, consequentemente, uma ampliação no número de interessados”, ponderou Orlando. O pesquisador envolve o aluno para que se empenhe na área de pesquisa e isso é fundamental para os projetos, acredita o coordenador.

Este ano foram oferecidas 400 bolsas de iniciação científica para estudantes dos mais diversos cursos, o dobro de bolsas ofertadas no ano anterior. A expectativa é que para 2012 esse número aumente ainda mais. Para o coordenador do CIC, as bolsas são o grande incentivo para o processo de iniciação científica dos acadêmicos.

Os estudantes atuam realizando trabalhos experimentais e tarefas de protocolo, ajudando os professores. “As bolsas beneficiam tanto professores quanto alunos. É uma boa oportunidade para quem quer ingressar na área de pesquisa”, disse o professor Orlando. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), uma das entidades fornecedoras das bolsas, exige a apresentação de trabalhos orais pelos estudantes. No CIC, os bolsistas podem cumprir com esta obrigação, ao mesmo tempo em que mostram à comunidade acadêmica e à sociedade os resultados de suas produções.

O CIC é um evento que busca integrar estudantes, professores e profissionais da pesquisa, para que partilhem experiências ou decidam os novos rumos do fazer científico na Universidade. Em sua 20ª edição, o Congresso escolheu o tema pela importância da diversidade na vida social. Conforme a Comissão Organizadora, a consideração a este tema na Universidade contribui afirmativamente para o exercício acadêmico e cidadão, no auxílio ao desenvolvimento local, regional e do país.

Ainda de acordo com os organizadores, uma equipe formada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, diversidade pressupõe integração, o que reforçaria as ações educativas pautadas pela consolidação de práticas inclusivas e participativas. Para a Comissão do CIC, o termo transformação propõe ser o resultado dessa integração da diversidade na compreensão do espaço, assim aperfeiçoando as descobertas científicas.