Mostra Etnográfica Ameríndia tem início nesta sexta(4)

4 de Novembro de 2011

cartaz_neta1.JPGfolder_frente1.JPGfolder_verso1.JPGNuma promoção do Núcleo de Etnologia Ameríndia (Neta) e do Curso de Bacharelado em Antropologia do Instituto de Ciências Humanas (ICH - UFPel), terá lugar no auditório da FAUrb e do ICH, nos dias 4, 11, 18 e 25 de novembro, às 16h30min, a Mostra Etnográfica Ameríndia “Olhar, escutar e sentir a sabedoria ameríndia”.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail: mostraetnografica@hotmail.com

Dia: 04/11/11

Local: Auditório da FAUrb - Rua Benjamin Constant, 1359.

Tema: Cultura Material e Cosmologia

Debatedores: Mártin Tempass e Rafael Milheira

Vídeos: “A mata é que nos mostra nossa comida” e “Os seres da mata e sua vida como pessoas”

Diretor: Rafael Devos

Duração: 29min / 27min

Grupos Étnicos: Kaingang e Mbyá-guarani

Sinopses: Francisco dos Santos, Erondina Vergueiro, Iracema Nascimento e João Padilha transmitem saberes, práticas, técnicas e grafismos que integram a arte das cestarias, colares e cerâmicas que produzem e os identificam como indígenas em Porto Alegre. Revelam seus conhecimentos aos parentes nos momentos de elaboração e troca, nos morros e nas feiras da cidade. Caminhando pelas matas, revelam-se as imagens de tudo aquilo que alimenta a cultura kaingang.

“Essa câmera vai funcionar como um olho e o ouvido de todos que estão atrás dessa câmera, ela vai ser uma criança que vai escutar a fala dos meus avós”. Assim o jovem cacique Vherá Poty apresenta as imagens dos “bichinhos” e as narrativas mito-poéticas dos velhos em torno dos modos de criar, fazer e viver a cultura guarani, expressos na confecção de colares, no trançado das cestarias e na produção de esculturas em madeira dos seres da mata: onças, pássaros e outros “parentes”.