Estudante de Geografia apresenta projeto em evento de Extensão em PoA e Santa Fé, Argentina

3 de Novembro de 2011

O estudante Douglas Barbosa Schlabitz, do último ano do curso de Licenciatura em Geografia do ICH/UFPel apresentará na quarta-feira (9), no 5° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária – 5° CBEU, o trabalho intitulado “Geografia Hoje”: A Difusão da Ciência Geográfica Através da Rádio Federal FM – UFPel, Pelotas, RS.

O trabalho baseou-se na experiência do projeto de extensão homônimo, de responsabilidade do Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia (LeurEnGeo) do Departamento de Geografia do ICH/UFPel. O projeto é coordenado pelos professores Sidney Gonçalves Vieira e Paulo Roberto Quintana Rodrigues e conta também com a participação dos professores Rosa Elane Antória Lucas, Giovana Mendes de Oliveira e José Álvaro Quincozes Martins.

No contexto acadêmico o projeto foi desenvolvido pelos estudantes Douglas Barbosa Schlabitz e Andler Kimura Pinto, desde o início, em 2009, contando com o trabalho da também estudante de Geografia Franciélis Vargas em 2011. A coordenação da parte técnica, na Rádio Federal FM é de responsabilidade da jornalista e chefe de Produção da Rádio Federal FM, Vera Lopes, e conta com o trabalho técnico dos assistentes André, Leonardo e Polossi.

O programa Geografia Hoje está no ar desde 2009 e é apresentado na forma de “drops” culturais de conteúdo geográfico. As informações veiculadas buscam prestar informações sobre diversos aspectos da Geografia e conhecimentos sobre os lugares e os fenômenos geográficos na Terra. Recentemente, foram incorporados “drops” sobre o ensino da Geografia nas escolas e análises sobre a história e a teoria da Geografia, de modo a aprofundar ainda mais as discussões acerca desta ciência tão presente no cotidiano das pessoas. A partir deste ano o programa começou a veicular também entrevistas com os(as) professores(as) do Departamento de Geografia da UFPel, entre outros(as) professores(as) de Universidades que estiveram marcando presença ao longo deste ano em eventos da Geografia, como a Semana Acadêmica, dado a oportunidade. Recentemente, foi entrevistado o professor de Geografia da Furg, Solismar Fraga Martins. O professor analisou o crescimento da cidade de Rio Grande e o aporte logístico acerca do transporte de mercadorias para o Porto de Rio Grande. Assim, o Projeto de Extensão “Geografia Hoje” trata de diversos temas da realidade a partir de uma perspectiva geográfica.

O trabalho que será apresentado pelo acadêmico Douglas relata a experiência do programa e analisa a pertinência do uso da radiodifusão como meio eficaz para a discussão do conhecimento geográfico e para a difusão da própria Geografia. Co-autor do trabalho, juntamente com o também integrante do LeurEnGeo, colega Andler e os professores Sidney e Paulo, o acadêmico manifesta sua satisfação pela apresentação do trabalho nesse Congresso, como também no XI Congreso Iberoamericano de Extensión Universitária que ocorrerá na Universidad Nacional del Litoral, em Santa Fé, na Argentina: “Ficamos bastante contentes com a aprovação do nosso trabalho nos dois congressos, pois isso mostra que o projeto é uma experiência válida e que está obtendo reconhecimento inclusive fora do país”, disse Douglas.

Para a participação no Congresso em Porto Alegre o apresentador receberá auxílio da PREC, mas para o evento no exterior a participação está sendo sustentada pelos próprios apresentadores. “Infelizmente, esse fato desestimula a participação dos estudantes que, mesmo sendo bolsistas de extensão, muitas vezes não têm condições de custear despesas em eventos dessa natureza. Cabe a nós buscar formas alternativas para superar essa limitação”, comentou o professor Sidney, um dos coordenadores do projeto. “De qualquer modo é sempre uma satisfação quando vemos nossos estudantes vencendo etapas importantes na formação acadêmica e isso funciona como estímulo tanto para os colegas estudantes como para nós professores”, disse o professor Paulo Roberto Rodrigues.

O programa “Geografia Hoje” vai ao ar diariamente pela Federal FM a partir das 8h30min até às 23h30min, em “drops” com cerca de de um minuto de duração e entrevistas de até três minutos, veiculados a cada hora durante toda a programação.