UFPel inaugura Transporte Circular de Apoio na região do Porto

1 de Novembro de 2011

transporte-apoio.JPG Os campi da UFPel localizados na região do Porto estão integrados por um sistema de transporte circular de apoio, que auxiliará os estudantes em seus deslocamentos, economizando tempo e dinheiro. O percurso, atendido inicialmente por dois micro-ônibus, compreende uma distância de cinco quilômetros, cumpridos em 20 minutos. Nos horários de pico, as saídas ocorrerão a cada 10 minutos, do campus Porto, em sistema circular.

estudante.JPG Abrigos para melhor proteção da comunidade universitária, edificados conforme as normas da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito,  estarão localizados nas ruas Lobo da Costa, esquina Almirante Barroso, Alberto Rosa, esquina Almirante Tamandaré, e Gomes Carneiro, interior do Campus Porto.

Na solenidade de lançamento do transporte, nesta terça-feira(01), o pró-reitor de Infraestrutura, Renato Kourrowski, destacou que o serviço constitui mais uma ação inovadora da Universidade, ligada à área de infraestrutura, e que se junta a outras como a ronda tático-móvel (que oferece maior segurança aos estudantes) e a instalação de bicicletários no campus Porto e campus Capão do Leão, este em processo de implantação.

transporte.JPG “O transporte circular de apoio facilitará não apenas os deslocamentos entre os campi da UFPel, como também no acesso dos estudantes que residem em bairros e não necessitarão mais de uma segunda condução”, observou o pró-reitor.

Em seu breve pronunciamento, o reitor Cesar Borges destacou a presença de um grupo de estudantes da Escola José Brusque, integrantes do projeto de extensão Novos Talentos, coordenado pela Faculdade de Enfermagem. Segundo ele, o serviço disponibilizado aos estudantes é uma demonstração inequívoca do esforço da administração no sentido da integração entre os diversos cursos e unidades da Universidade.

Idealizado pela Pró-Reitoria de Infraestrutura, o transporte circular de apoio não substitui o trabalho realizado pelas empresas que executam as tarefas de transporte coletivo urbano, pois visa apenas evitar prejuízos às atividades que os alunos devem realizar em diferentes faculdades, um pouco distantes umas das outras, quando são necessários deslocamentos com maior brevidade.

Confira o roteiro do transporte clicando na imagem abaixo.

roteiro.jpg