A Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas inaugura nesta segunda-feira(24), às 14h, sua estação meteorológica, em ato que contará com a presença do reitor Cesar Borges. O equipamento foi adquirido recentemente, com recursos do Programa Reuni. Trata-se de uma estação meteorológica automática, que está instalada em frente ao prédio do Claf(Centro de Lazer e Atividade Física) e da Faculdade de Meteorologia, no Campus Capão do Leão.
A estação possui sensores eletrônicos que medem a temperatura do ar, a umidade relativa do ar, a intensidade da radiação solar e da radiação ultra-violeta, a chuva e a velocidade e direção do vento. Essas informações são obtidas a cada 10 segundos e inúmeras outras variáveis e estimativas podem ser obtidas por meio de cálculos. O principal objetivo é dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Meteorologia, especialmente às disciplinas de Instrumentação Meteorológica.
Ela proporcionará aos alunos um patamar mais elevado de aprendizagem, visto que permite unir a teoria à prática. Além do contato com os instrumentos, os estudantes terão a oportunidade de visualizar mais aprofundadamente um dos passos da investigação do tempo: a observação meteorológica.
A Faculdade de Meteorologia planeja, também, proporcionar às comunidades acadêmica e da região de Pelotas informações e produtos em tempo real sobre as condições do tempo no Campus Capão do Leão, por meio de divulgação na Internet e painéis eletrônicos a serem instalados naquele Campus.