Epidemiologia da UFPel abre seleção para curso de doutorado

19 de Outubro de 2011

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lança edital de seleção para o Curso de Doutorado de 2012. O processo de seleção é composto por prova escrita, curriculum vitae, projeto de pesquisa e entrevista com os candidatos. As inscrições serão realizadas no período de 17 de outubro a 18 de novembro de 2011, e o edital está disponível online em www.epidemio-ufpel.org.br.

Classificado com nota máxima na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o Programa foi o primeiro da área de Saúde Coletiva, no Brasil, a receber a nota sete.

A Pós-Graduação tem sua base junto ao Centro de Pesquisas Epidemiológicas (CPE) da UFPel, unidade de referência internacional nas áreas de pesquisa em saúde materno-infantil, estudos de ciclo vital e saúde e nutrição da criança e do adolescente. Dentre os projetos, o Centro mantém um dos maiores estudos longitudinais do mundo em saúde coletiva, conhecido como Coortes de Nascimento de Pelotas, que acompanha, do nascimento até os dias de hoje, um universo de 15 mil participantes pertencentes a três coortes diferentes.

O banco inédito de informações epidemiológicas do CPE é disponibilizado aos alunos da Pós-Graduação, que são incentivados a participar diretamente na prática do trabalho de campo. Segundo a coordenadora do PPGE, Denise Gigante, os discentes podem ter participação efetiva nos estudos de coorte: “Os alunos atuam nas diferentes etapas dos estudos, focando o trabalho para sua área de interesse”, explica. Além disso, os doutorandos são estimulados a produzir e publicar seus trabalhos nas principais revistas internacionais da área de saúde.

Informações adicionais sobre o processo de seleção podem ser obtidas na secretaria do curso, pelo email secretaria.ppge@gmail.com, ou pelo telefone 53 32843002.