Curso de Jornalismo quer formar profissionais diferenciados

17 de Outubro de 2011

Profissional aberto, ético e criativo, capaz de desenvolver pesquisas, tanto no âmbito acadêmico quanto jornalístico, de produzir bons textos para qualquer veículo de comunicação, apto para o mercado local e para a situação de fronteira em que o curso está inserido. Este é, resumidamente, o perfil do egresso do curso de Jornalismo da UFPel. “Nosso curso pretende formar profissionais diferenciados”, diz o coordenador Ricardo Fiegenbaun.

Inserido no Centro de Letras e Comunicação, o curso de Bacharelado em Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas funciona desde 2010. Hoje, conta com uma equipe de cinco professores, sendo dois adjuntos e três temporários, e aproximadamente 80 alunos.

O currículo do curso é composto por 60% de disciplinas obrigatórias e 40% de disciplinas eletivas e está em constante avaliação. Para o coordenador, a grande porcentagem de eletivas permite que o estudante aprofunde sua formação na área de preferência, sem deixar de passar pelas áreas eixo da profissão.

Em relação à estrutura, a área destinada aos laboratórios já foi definida e as obras devem ficar prontas até o fim do ano. Já os materiais estão em fase de licitação. A previsão é que no segundo semestre de 2012 o curso possua laboratórios de telejornalismo, radiojornalismo, fotografia e redação.