Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Cineclube Zero 3 recebe obras da Vitrine Filmes

17 de Outubro de 2011

nova-imagem.JPG É de conhecimento que já se foram os tempos de crise do cinema nacional. Atualmente, as produções cativam cada vez mais o público e aos poucos estão ganhando mais espaços. Porém, grande parte das produções brasileiras acabam não chegando ao espectador, já que o cinema nacional carece não mais de produção, mas de distribuição.

As produções selecionadas para festivais nacionais e internacionais e ditas alternativas e que muitas vezes chegam às telas, estão centralizadas nas capitais. Com isso, o público do interior dos estados acaba não tendo oportunidade de assisti-las, ficando à mercê de produções nacionais de grande escala. Com o objetivo de descentralizar a exibição das capitais dessas produções existe a Vitrine Filmes, que desenvolve projetos de distribuição de filmes independentes brasileiros em diversas cidades do país e que coloca agora à disposição do Zero 3 Cineclube seu catálogo diversificado.

Contando com produções como a trilogia Coração no Fogo, um dos filmes já será exibido no próximo dia 29: Desassossego - Filme das Maravilhas, a co-produção uruguaia Além da Estrada e os elogiadíssimos documentários Pacific, Chantal Akerman, de Cá e Morro do Céu, exibido recentemente no cineclube, a Vitrine e o cineclube pelotense preparam para dezembro exibições especiais na cidade e diversas outras para o próximo ano de atividades do projeto, que ocorre regularmente aos sábados, no auditório do Centro de Artes, com entrada gratuita.

Para saber mais sobre ambos os projetos, é só acessar: http://iad.ufpel.edu.br/cineclube e http://www.vitrinefilmes.com.br.

A foto no começo do texto é do filme Desassossego, que reúne mais 14 diretores (entre eles Karim Aïnouz, de Madame Satã e O Céu de Suely) e que será exibido dia 29.

Seção: Notícias