Comitiva alemã visita Núcleo de Estudos Fronteiriços

14 de Outubro de 2011

No próximo dia 21 de outubro, o Núcleo de Estudos Fronteiriços do Centro de Integração do Mercosul receberá a comitiva da Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, da cidade de Kiel, na Alemanha, composta por professores e alunos.

Com visitas técnicas previstas em três fronteiras da América do Sul, a Fronteira da Paz – Santana do Livramento-Rivera foi uma das escolhidas para as atividades dos professores e alunos que pertencem ao Instituto de Línguas Românicas da Christian-Albrechts-Universität zu Kiel,onde é oferecida aos alunos a formação nas principais línguas românicas, tendo cursos de graduação em francês, espanhol, italiano e português.

Alem disso, há formação complementar em catalão, galego e romeno. Sob a coordenação do professor Dr. Harald Thun, há anos já vem sendo desenvolvido um trabalho de pesquisa em contato linguístico, principalmente na América do Sul. Nesse sentido, vários projetos são desenvolvidos, entre eles: Atlas Linguístico Guarani-Románico (ALGR), Atlas lingüístico Diatópico y Diastrático del Uruguay (ADDU) e o Atlas Lingüístico-Contatual das Minorias Alemãs na Bacia do Prata: Hunsrückisch (ALMA-H), este último em parceria com a UFRGS. As visitas técnicas na América do Sul têm como objetivo principal ver in loco situações de contato linguístico para o desenvolvimento das pesquisas já em andamento e possibilidade de ampliação das parcerias entre a Alemanha e a América do Sul.

As atividades em Santana do Livramento, no Núcleo de Estudos Fronteiriços preveem reuniões com o Departamento de Intercâmbio – DIPI da UFPel, a participação da Faculdade de Letras; professores e alunos da Unipampa e UDELAR – Universidad de La República do Uruguai.