Comitiva Acadêmica regressa da Colômbia com excelentes perspectivas de trabalho e intercâmbio

14 de Outubro de 2011

colombia1.jpg Liderado pelo vice-reitor da UFPel, Manoel Luiz Brenner de Moraes, grupo de professores dos Cursos de Nutrição, Gastronomia e de Turismo participou, entre os dias 4 e 11 de outubro, do 1º Congresso Internacional de Escolas de Gastronomia, realizado em Bogotá, capital colombiana,  de aproximadamente 8 milhões de habitantes.

Segundo Manoel Moraes, a participação no evento objetivou estreitar ainda mais a parceria acadêmica entre a UFPel e a LaSalle College International (Rede de Escolas com sede no Canadá e filiais em mais de 10 países). “Nosso grupo regressou de Bogotá com a expectativa de excelentes oportunidades e desafios para os cursos da Universidade”, observa.

“Além da participação como apoiadora do Congresso, a UFPel compôs junto com outras renomadas instituições internacionais, a co-autoria da Primeira Rede de Escolas de Gastronomia Internacional, conquistando para o Brasil a sede da 2ª edição do evento”, festeja o vice-reitor.

Dentre as atividades e conferências do evento, as professoras da UFPel, Márcia Buchweitz e Caroline Ceretta, representaram a Instituição nas conferências de temáticas sobre Turismo e Gastronomia. Paralelo às atividades do congresso, a comitiva visitou a Feira de produtos e serviços para Gastronomia, conferindo as novidades e tecnologias do setor de Alimentos e Bebidas.

Em outra oportunidade, o Grupo reuniu-se com a reitoria e as coordenações dos Cursos da Lasalle College, para intensificar as tratativas de intercâmbio, cursos e experiências entre as instituições. A visita contemplou a sede administrativa da Escola e os cursos de Desenho e Moda; Desenho Gráfico, Animação Multimídia e Páginas web; Interiorismo e Intervenção de Espaços; Produção Cênica e Visual; Fotografia e Imagem Digital; e Gastronomia e Gestão de Restaurantes.

A comitiva foi recebida com expectativa pelos estudantes do quarto e quinto quadrimestre do Curso de Gastronomia no próprio Restaurante Escola, que também está aberto diariamente à comunidade. Durante as tratativas, destacaram-se os avanços na possibilidade de pesquisas binacionais dos cursos de interesse, o intercâmbio de estudantes e as tratativas da especialização Lato Sensu na área de Turismo e Gastronomia.

Acompanharam o vice-reitor na comitiva os professores Marcia Buchweitz, Letícia Barbosa, Alcides Gomes Neto, Mariane Lindermann e Caroline Ceretta.