Vice-chanceler uruguaio visita a UFPel

11 de Outubro de 2011

_mg_6429.jpg _mg_6442.jpg O vice-chanceler do Uruguai, Roberto Conde, visitou nesta terça-feira(11) a Universidade Federal de Pelotas, onde se reuniu com o reitor Cesar Borges, para tratar sobre as ações da UFPel na faixa de fronteira com o Uruguai. No auditório do Gabinete da Reitoria, Conde palestrou sobre O futuro das relações Brasil-Uruguai ante os desafios que se apresentam no âmbito do Mercosul. A platéia foi composta por autoridades e representantes da comunidade especialmente convidados para o evento. Acadêmicos do curso de Relações Internacionais da UFPel assistiram à palestra.

Em sua palestra, Conde disse que sua presença na UFPel foi um reconhecimento e um agradecimento ao trabalho da Universidade para a integração regional e internacional e para a produção e transmissão do conhecimento. “As relações entre Uruguai e Brasil estão em um momento máximo em termos de intensidade e de cooperação. Para o Governo do Uruguai, integração é igual a desenvolvimento”, afirmou.

O embaixador disse que seu governo está disposto a trabalhar para uma integração definitiva da América do Sul, visando um crescimento sustentável para a região. Quanto ao Mercosul, afirmou que, para o Uruguai, o bloco é questão estratégica de política externa. “É um processo profundo de integração. É a base da integração continental”, sublinhou o vice-chanceler.

Antes de encerrar, Conde garantiu o apoio do Uruguai, no Focem, que é o Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul, para a liberação de recursos ao projeto da UFPel de transformar o antigo prédio da Brahma, na zona do Porto de Pelotas, em um Centro Multicultural do Mercosul.

Antecedendo a palestra do diplomata uruguaio, o reitor Cesar Borges fez uma apresentação sobre a UFPel, que tratou da história, da estrutura física, dos cursos, da comunidade universitária, sobre o Tratado da Lagoa Mirim e sobre as ações da Universidade nas áreas de integração e desenvolvimento regional.

Borges fez referência, ainda, a novos projetos da UFPel para zonas fronteiriças, como o de residência médica na fronteira, aprovado pelo MEC na semana passada, para ser implantado como projeto-piloto, o de realização de cursos binacionais de pós-graduação e o de qualificação da cadeia produtiva do leite e da carne, em conjunto com o Uruguai e com a universidade da Escócia onde foi concebida a ovelha Dolli.

Hidrovia

A notícia da aprovação pelo Uruguai do acordo que viabilizará a Hidrovia Uruguai-Brasil foi trazida ao encontro desta terça-feira na Reitoria da UFPel pelo presidente da Delegação Uruguaia do Tratado de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim, Daniel Bentancur. Já o prefeito em exercício de Pelotas, vice-prefeito Fabrício Tavares, disse que a hidrovia será estratégica para o município e lembrou a identidade cultural histórica que a população da cidade tem com o vizinho país.

Na abertura do encontro, o secretário-executivo da Sessão Brasileira da Comissão Mista Brasil-Uruguai da Lagoa Mirim, Manoel Maia, que é diretor da Agência da Lagoa Mirim da UFPel, referiu-se à honra que era ter o vice-chanceler na UFPel e lembrou a história do trabalho da Universidade nas relações de fronteira, como no próprio Tratado da Bacia da Lagoa Mirim.

Roteiro

O embaixador uruguaio visitou também a barragem do Chasqueiro e a Estação de Psicultura, em Arroio Grande, e a barragem eclusa do canal do São Gonçalo, no Capão do Leão, além de se reunir com professores uruguaios da UFPel, no Gabinete da Reitoria. O vice-chanceler, no fim da tarde, foi ainda até a Agência da Lagoa Mirim(ALM) da Universidade, onde está sediada a administração brasileira do Tratado da Lagoa Mirim, que está a cargo da UFPel.

A comitiva uruguaia foi composta pelo embaixador Duncan Crocci, diretor regional América do Ministério das Relações Exteriores da Republica Oriental do Uruguai; pelo diretor de Assuntos Limítrofes do Ministério das Relações Exteriores da República Oriental do Uruguai e presidente da Delegação Uruguaia na Comissão Mista Brasileiro-Uruguaia do Tratado de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim, Daniel Bentancur; pelo conselheiro Nestor Rosa, subdiretor geral de Assuntos Culturais do Ministério das Relações Exteriores da República Oriental do Uruguai; e pelo cônsul do Uruguai em Pelotas, Álvaro González Otero.