Reitor e Grupo Técnico da Hidrovia do Mercosul participam de Seminário sobre Transporte e Desenvolvimento hidroviário em PoA

11 de Outubro de 2011

hidrica.png O grupo de trabalho constituído pela UFPel para tratar da Hidrovia do Mercosul participou do 7° Seminário de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior, realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), durantes os dias 5 e 6, em Porto Alegre.

O reitor da UFPel, professor Cesar Borges esteve presente no seminário, buscando a consolidação de estratégias que coloquem a UFPel na vanguarda dessas ações, contribuindo para o rápido e definitivo estabelecimento da Hidrovia Brasil-Uruguai e consolidando os esforços para a verdadeira integração entre os países do Mercosul.

O transporte hidroviário interior tem crescido de forma extraordinária no Brasil, e há muito a se fazer na busca de um aproveitamento mais abrangente e efetivo do potencial apresentado pelas bacias hidrográficas do país. Com suas sessões técnicas e paineis temáticos, o SOBENA HIDROVIÁRIO 2011 promoveu a disseminação de estudos tecnológicos do setor. O seminário foi uma excelente oportunidade para discutir, com profundidade, o desenvolvimento sustentável do transporte hidroviário do país, e, para os participantes da UFPel, especialmente naquilo que se refere à implantação da Hidrovia do Mercosul.

Temas como a infraestrutura das vias navegáveis, portos e terminais; o transporte fluvial e integração de sistemas logísticos; a segurança da navegação e sistemas de informação; o desenvolvimento hidroviário e o meio ambiente; a hidrovia e o turismo náutico tiveram destaque durante as apresentações e discussões do seminário. A Bacia do Sul e o Transporte Hidroviário, sua atual situação, perspectivas e potencialidades tiveram significativo espaço nas discussões, as quais apontaram estratégias e necessidades de planejamento para os necessários investimentos e oportunidades nesse setor.

Se fizeram presentes no evento as maiores autoridades científicas, investidores e os mais importantes gestores do setor, responsáveis pelas políticas públicas nacionais, tais como o Ministério do Transporte, DNIT, Departamento de Recursos Hídricos e Secretaria de Infraestruturas e Logística do RS. Na oportunidade, foram realizadas reuniões de aproximação entre a UFPel e os órgãos decisórios estaduais e nacionais para viabilizar, partindo de suporte técnico da Universidade, estratégias de desenvolvimento hidroviário na região da Bacia da Lagoa Mirim, considerando em especial suas relações transfronteiriças.

hidrica-1.png Na oportunidade o grupo se reuniu com o diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, engenheiro Adão Magnus Marcondes Proença, o qual informou que será realizado um estudo e diagnóstico técnico na Lagoa Mirim – São Gonçalo, suporte para a implantação da Hidrovia, tarefas que poderão contar com o apoio das instituições locais. Para tratar desse assunto, será agendada brevemente uma reunião técnica entre a UFPel e a diretoria de Infraestrutura Aquaviária do DNIT.