Professora do PPGQ da UFPel recebe o prêmio Para Mulheres na Ciência 2011

7 de Outubro de 2011

prof_mariana_vieira.jpgA professora do PPGQ da UFPel, Mariana Antunes Vieira, recebeu o Prêmio L’Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência, considerado o Nobel no meio acadêmico, no dia 28 de setembro, com a cerimônia de entrega da premiação, em noite de gala, no Copacabana Palace, Rio de Janeiro.

O Prêmio

cerimonia-de-premiacao.JPGEsta foi a sexta edição nacional do prêmio, que entregou para cada uma das sete cientistas laureadas bolsa-auxílio no valor equivalente a U$20 mil. Um reconhecimento aos seus projetos de pesquisa que ajudam a mudar o mundo e ratificam a participação da mulher no tão concorrido campo científico.

O evento foi conduzido, pelo quinto ano consecutivo, pela jornalista Renata Capucci. Mulheres de destaque no cenário brasileiro estiveram presentes para entregar os prêmios às cientistas, entre elas: as jornalistas Maria Beltrão e Sonia Bridi; a subsecretária estadual de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro, Renata Cavalcanti; a fundadora e diretora do Instituto Pró Criança Cardíaca, Dra. Rosa Célia; a diretora de pesquisas do IBGE, Zélia Bianchini; e a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader.

O novo presidente da L’Oréal Brasil, Didier Tisserand, recém-chegado ao país, prestigiou o evento e fez um breve discurso sobre a importância da participação das mulheres na Ciência. Para Vincent Defourny, representante da UNESCO no Brasil, que também esteve presente na cerimônia, a iniciativa é uma ação afirmativa da Organização que confirma seu compromisso em aumentar a presença de mulheres em áreas de atuação estratégicas para o futuro da sociedade.

Com o slogan “A Ciência precisa de mulheres”, o prêmio busca incentivar a presença da mulher na linha de frente do conhecimento e garantir visibilidade ao trabalho das pesquisadoras, além de oferecer condições favoráveis para a continuidade de projetos por meio do auxílio financeiro.

Em quatro áreas de atuação, em 2011 aproximadamente 400 jovens cientistas brasileiras inscreveram seus estudos nas áreas das Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências Matemáticas e Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde. A difícil tarefa de escolher as sete vencedoras ficou a cargo do júri, presidido pelo Prof. Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e composto por um grupo de oito renomados membros da ABC.

Desde a sua criação, em 2006, a L’Oréal Brasil já laureou trabalhos de 40 jovens talentosas cientistas brasileiras distribuindo bolsas com valor total superior a 800 mil dólares. As sete cientistas vencedoras em 2011, incluindo a professora Mariana do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da UFPEL foram:

Nas áreas de Ciências Químicas, Ciências Físicas e Ciências Matemáticas:
Mariana Antunes Vieira (Ciências Químicas)
Ana Luiza Cardoso Pereira (Ciências Físicas)
Viviane Ribeiro Tomaz da Silva (Ciências Matemáticas)

Nas áreas de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, as cientistas contempladas são:
Daniella Bonaventura
Josimari Melo de Santana