Núcleo de Teatro começa temporada de … e o gato não comeu…

7 de Outubro de 2011

O Núcleo de Teatro da UFPel, em parceria com o Núcleo Produções, inicia nesta sexta-feira(7) a temporada de apresentações do espetáculo-jogo “…e o gato não comeu!!!”, texto e direção do professor Adriano Moraes. A temporada prevê seis apresentações e integra uma das ações do Núcleo intitulada “Escola Itinerante de Espectadores”.

Essa ação tem como objetivo estimular a formação de espectadores de teatro em escolas e espaços públicos de Pelotas e região. Para tanto, o Núcleo Produções estebeleceu parcerias que viabilizam economicamente o desenvolvimento atual do projeto. Cabe lembrar que a fase inicial do projeto contou com recursos do PROEXT-CULTURA.

Na fase inicial, o espetáculo foi apresentado para mais de 10 mil crianças de escolas da rede pública da região sul do RS, entre setembro de 2010 e junho de 2011. A segunda fase que se inicia com essa temporada pretende abranger aproximadamente cinco mil espectadores e conta com parcerias importantes como SESC e SESI.

A temporada tem a seguinte agenda:
07/10 - 14h30min - Escola Infantil Mundo da Criança
08/10 - 10h / 15h / 17h - Supermercado Guanabara de Pelotas (promoção do SESC-Pelotas)
13/10 - 14h - Escola Celina de Moraes (em Santa Maria, parceria com o curso de Licenciatura em Teatro da UFSM)
15/10 - 15h - Supermercado Guanabara de São Lourenço do Sul (promoção do SESC-Pelotas)

Sobre o espetáculo

“… e o gato não comeu!!!” é um espetáculo-jogo feito para crianças. O texto foi escrito em 1995 quando Adriano Moraes ministrava aulas de literatura e teatro para alunos do ensino fundamental em um projeto chamado “Oficina da Palavra”. A dramaturgia abarca todo um universo em que os atores brincam com as palavras por meio do teatro. O espetáculo-jogo é regulado através da interação com os espectadores, as crianças. São elas, as crianças, as grandes responsáveis pelo andamento da ação dramática.

Aos atores cabe vivenciar uma gostosa aventura permeada por uma série de brincadeiras antigas e sempre novas: esconde-esconde, casinha, jogos de roda, trava-línguas, parlendas, enfim, uma aventura pelo mundo das brincadeiras tradicionais. A cada momento a platéia é convidada a participar: cantando, contando, gritando, etc.

“… e o gato não comeu!!!”, espetáculo-jogo para crianças, é também um exercício de formação de platéia. Ao se mostrar como jogo, permite aos espectadores compreender o funcionamento mesmo da linguagem do teatro. O espetáculo se configurou na principal ação do projeto Núcleo de Teatro Universitário: Escola Itinerante de Espectadores. Desde o início 2010 o espetáculo foi apresentado cerca de 60 vezes.

Espetáculo-jogo: “… e o gato não comeu!!!”
Direção e texto: Adriano Moraes
Elenco: Elias Pintanel, Laerte Sancho, Maurício Mezzomo, Maurício Rodrigues.
Figurinos, cenários e adereços: Marcelo Silva
Produção: Núcleo Produções
Promoção: Núcleo de Teatro Universitário
Promoção: Departamento de Arte e Cultura