Livro da Série Fronteiras da Integração do CIM/UFPel terá lançamento em Rivera

7 de Outubro de 2011

livro_gladys_bentancour1.JPG Estudar, pesquisar e desenvolver as fronteiras do Brasil é um atraente desafio para toda a sociedade e, sobretudo, para as universidades brasileiras. Este cenário se torna mais importante pelo fato de o Mercosul ainda não estar consolidado como processo de integração social que todos buscamos em torno de uma única pátria sul-americana. Por isso, justificam-se as iniciativas para modificar a cultura difundida no passado, na qual a fronteira era um “espaço-problema” para uma nova concepção que privilegia a região como um espaço pleno de oportunidades para o desenvolvimento econômico, social e valorização da cidadania.

invitacion_-_livro_gladys_bentancour1.JPG Nesse sentido, a série Fronteiras da Integração constitui mais uma importante iniciativa da Universidade Federal de Pelotas, do Centro de Integração do Mercosul/Núcleo de Estudos Fronteiriços e da Fundação Simon Bolívar, no contexto da integração latinoamericana.

Para descrever o genuíno cidadão fronteiriço, parcialmente brasileiro, parcialmente uruguaio, mas totalmente solidário e integrado em uma região tão peculiar, será lançado na cidade de Rivera, Uruguai, o livro “RIVERA-LIVRAMENTO Una frontera diferente”, de Gladys Bentancor. O tema abordado tem origem na dissertação de Mestrado em Ciências Sociais – Estudos Fronteiriços da Universidad De La República, do Uruguai, em Montevidéu.  O lançamento será realizado no próximo dia 14, às 19h30min, na Sala Cultural da Antel – Agraciada, 333 – Rivera/Uruguai.

A proximidade geográfica de Pelotas e do estado do Rio Grande do Sul com os países do Prata, a influência da cultura do pampa na constituição do Mercosul foram significativos estímulos para que a UFPel se dedicasse cada vez mais ao tema da integração regional nos últimos vinte anos. Entre os exemplos, estão a constante atuação da Universidade na fronteira, desde a criação da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, em 1994; a inauguração do Centro de Integração do Mercosul, no ano seguinte; e, mais recentemente, a criação do Núcleo de Estudos Fronteiriços, na fronteira entre Santana do Livramento/Brasil e Rivera/Uruguai.