Empresas Juniores: Uma oportunidade aos universitários

7 de Outubro de 2011

emad.JPG As empresas juniores (EJ’s) são organizações, sem fins lucrativos, onde atuam acadêmicos das mais diversas áreas. Essas entidades possuem todos os requisitos exigidos de uma empresa comum. A única diferença é que as EJ’s não visam o lucro e quem atua são os estudantes.

Em 1967, em Paris, na França, surgiu a primeira organização desse tipo, a ESSEC (L’Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris). Mas somente na década de 1980 essa ideia chegou ao Brasil. A primeira a ser instituída no país foi a Empresa Junior Fundação Getulio Vargas, em São Paulo.

A pioneira na UFPel foi a Emadjr, fundada em 1999. Seu primeiro presidente foi o professor Marcelo Mafaldo. A empresa está vinculada à Faculdade de Administração e Turismo(FAT). Nela trabalham alguns acadêmicos de administração, sendo que podem ingressar desde o primeiro semestre.

Segundo a presidente da Emadjr, Nóris Helena Furtado, a principal função das EJ’s é dar a oportunidade para os graduandos praticarem a teoria aprendida em sala de aula. “O curso de administração é muito teórico, então a Emadjr funciona como um laboratório para nós”, acrescentou Gabriela Isquierdo, estudante de administração da UFPel.

A Emadjr presta consultoria empresarial para micro, pequenas e médias empresas de Pelotas e região. “Nossa atividade é desenvolver projetos para solucionar problemas das instituições, na área de administração”, afirmou a presidente. A Emadjr é dividida em cinco áreas: Recursos Humanos, Marketing, Projetos, Finanças e Comunicação e Eventos. Nela trabalham 12 efetivos e oito trainee.

As EJ’s são uma boa iniciativa para que os universitários apliquem seu conhecimento e se insiram no mercado de trabalho, porém, além disso, elas favorecem as instituições que solicitam os serviços. “Não somos somente nós, estudantes, que ganhamos com as EJ’s. As empresas que nos contratam também se beneficiam, porque cobramos um valor bem abaixo do preço de mercado”, argumentou o acadêmico de administração Pedro Cerveira.

A ideia das EJ’s vem crescendo na UFPel. Já existem oito na Universidade, porém algumas ainda estão em fase de construção. É uma boa oportunidade para os jovens ingressarem no mercado de trabalho.