Pesquisadores da Epidemiologia participam de eventos

6 de Outubro de 2011

De 5 a 6 de outubro, a pesquisadora do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel (CPE) Andréa Dâmaso participa de reunião sobre a retomada do Projeto PNAUM – Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos.

O evento ocorre em Brasília e é promovido pelo Comitê Nacional para a promoção do Uso Racional de Medicamentos do Ministério da Saúde - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, e busca identificar e propor estratégias de articulação, de monitoramento e avaliação da promoção do uso racional de medicamentos.

Segundo a Organização Pan-americana da Saúde, a promoção do uso racional de medicamentos é um componente muito importante de uma política nacional de medicamentos. No Brasil, por exemplo, dado o fato de que o SUS registrou, em 1996, 318 milhões de consultas médicas e 12 milhões de internações hospitalares e, do momento que o medicamento é importante ferramenta terapêutica e muitas vezes resultante do processo de prescrição, pode-se inferir a importância dos medicamentos nesse processo.

Santa Catarina

O pesquisador Aluísio Barros do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel (CPE) participará do evento “Estudos longitudinais no Brasil: limites e possibilidades” que ocorre nos dias 6 e 7 de outubro e é promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele apresentará o trabalho “A Coorte de Pelotas, 2004” e tem como objetivo apresentar detalhes metodológicos do estudo de Coorte de 2004.

Entenda o estudo

No ano de 2004, todas as crianças nascidas na zona urbana do município de Pelotas foram identificadas e suas mães convidadas a fazer parte do estudo. Posteriormente, foram feitas quatro visitas de acompanhamento (aos 3, 12, 24 e 48 meses de idade). As mães foram entrevistadas sobre saúde; hábitos de vida; utilização de serviços de saúde; situação socioeconômica; estimativa de idade gestacional; medidas antropométricas da criança (peso, comprimento, perímetros cefálico, torácico e abdominal); medidas antropométricas da mãe (peso e altura) e avaliação do desenvolvimento infantil. Através desse estudo, confirmou-se a importância de estimular a criança nos primeiros anos de vida, não somente através de atividades como leitura, visitas a novos ambientes, conhecer novas pessoas etc, como também por meio de qualquer atividade que exija imaginar, pensar e resolver problemas (como jogos, brincadeiras, adivinhações, teatrinhos etc).

Ao comparar os dados dos estudos de coorte de nascimentos de 1982, 1993 e 2004 em Pelotas, percebeu-se que a mortalidade infantil era um problema de saúde pública a ser enfrentado na cidade.

Desse modo, várias ações foram promovidas junto aos profissionais da saúde, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil, tendo como foco ações para a redução dos nascimentos prematuros. Neste período, a Coorte de 2004 teve importante papel na criação do Comitê de Prevenção de Mortalidade Infantil em Pelotas.