Doutorado em Epidemiologia abre inscrições

6 de Outubro de 2011

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lança edital para seleção do curso de doutorado com início em 2012. As inscrições serão realizadas no período de 17 de outubro a 18 de novembro de 2011. O edital está disponível no endereço eletrônico www.epidemio-ufpel.org.br/selecao_doutorado_2012.

Classificado com nota máxima na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o Programa foi o primeiro da área de Saúde Coletiva, no Brasil, a receber a nota sete.

A Pós-Graduação tem sua base junto ao Departamento de Medicina Social  e Centro de Pesquisas Epidemiológicas (CPE) da UFPel, formado por um seleto grupo de pesquisadores de referência nacional e internacional na área de investigação materno-infantil, desigualdades sociais em saúde e nutrição humana. Dentre outros projetos, o Centro mantém um dos maiores estudos longitudinais do mundo em saúde coletiva, conhecido como Coortes de Nascimento de Pelotas. O estudo acompanha, do nascimento até os dias de hoje, um universo de 15 mil participantes pertencentes a três coortes diferentes. A primeira abrange todos os nascidos no ano de 1982 em Pelotas (5.914 pessoas), a segunda envolve os nascidos no ano de 1993 (5.249 pessoas), e a terceira coorte, todos os nascidos na cidade em 2004 (4.231 pessoas). Segundo a coordenadora do PPGE, Denise Gigante, os alunos do doutorado podem ter participação efetiva nos estudos de coorte. “Os alunos atuam nas diferentes etapas dos estudos focando o trabalho para sua área de interesse”, explica.

Com 20 anos de existência, a Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel disponibiliza aos seus alunos um banco inédito de informações epidemiológicas e incentiva a participação direta dos discentes na prática do trabalho de campo. Além disso, os alunos são estimulados a produzir e publicar artigos nas melhores revistas científicas internacionais da área de saúde.

Informações adicionais sobre o exame de seleção podem ser obtidas na secretaria do curso, pelo e-mail secretaria.ppge@gmail.com, ou pelo telefone 53 32843002.