Centro de Artes da UFPel inaugura Laboratório Interdisciplinar e Transversal de Artes

6 de Outubro de 2011

liita.JPG Nesta quarta-feira(5), os Cursos de Licenciatura em Dança, Música e Teatro do Centro de Artes da UFPel inauguraram o Laboratório Interdisciplinar e Transversal de Artes – LITA, espaço que integra o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência).

lita.JPG A inauguração aconteceu com a realização da Oficina “Arte e outras áreas de conhecimento: ganhos com a interdisciplinaridade”, ministrada pelo professor Sérgio Lulkin, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sérgio Lulkin é ator e professor de Teatro, Bacharel em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UFRGS (1983). Ator do Grupo TEAR, com direção de Maria Helena Lopes, de 1980 a 2002. Mestre (2001) e doutor (2007) em Educação pela UFRGS, ambos com orientação do prof. dr. Carlos Skliar, de Buenos Aires. Fez Doutorado sanduíche com bolsa PDEE/Capes/MEC, na Universidade de Barcelona, com orientação do professor dr. Jorge Larrosa (2005/2006). É professor do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na área de Educação e Teatro. Recebeu dois prêmios como ator (1981 e 2001). Os termos mais frequentes na contextualização da produção são: Teatro, Educação, Prática Pedagógica e Formação de Professores.

As atividades que fazem parte do Programa Prodocência Ufpel: Programa Interdisciplinar e Transversal de Dança, Música e Teatro – qualificações artístico-pedagógicas têm o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior - Capes. Além das Oficinas Integradas de Arte e do LITA, o Programa desenvolve, ainda, as Residências Artísticas com profissionais de notoriedade nos campos de atuação das áreas envolvidas.

A coordenação do Programa Prodocência da UFPel (edital 028/2010) é composta pelos docentes dos Cursos de Licenciatura em Dança, Música e Teatro: professsores Alexandra Dias, Isabel Hirsch, Luciana Cesconetto, Marina Oliveira, Rafael Borges e Thiago Amorim. Maiores informações podem ser obtidas no blog do programa http://prodocenciacaufpel.wordpress.com .