Arqueólogo Cubano na UFPel

5 de Outubro de 2011

Numa promoção do Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (LÂMINA/ICH) e do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (ICH/UFPel), estará na UFPel, entre os dias 3 e 15 de outubro, o arqueólogo cubano Gabino La Rosa Corzo.

Gabino La Roza Corzo é professor aposentado pela Universidade de Habana e é um dos precursores, no Caribe, dos estudos em arqueologia da escravidão. Publicou diversos livros, em Cuba e nos Estados Unidos, sobre o tema.

O professor Gabino vem à UFPel pelo segundo ano consecutivo, financiado pelo edital de pesquisador visitante do CNPq e pelo Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural. Sua vinda se dá no âmbito do projeto O Pampa Negro: Arqueologia da Escravidão na Região Meridional do Rio Grande do Sul, coordenado pelo professor Lúcio Menezes Ferreira (pesquisador do Lâmina e do CNPq; professor do Departamento de Antropologia e Arqueologia e do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFel).

Nesse ano, dentre as atividades a serem desenvolvidas pelo professor Gabino, consta: palestra, no dia 4, na Unipampa; participação, no dia 7, em mesa temática de arqueologia, no V Seminário Internacional em Memória e Patrimônio (SIMP); participação nas escavações da Charqueada Santa Bárbara, conduzida pela equipe multidisciplinar do Lâmina; ministrará, ainda, um curso intitulado Laboratório de Arqueologia e Diálogos com a História, para os alunos do Lâmina.