Workshop de Astronomia para Professores da Educação Básica prorroga prazo para inscrições

4 de Outubro de 2011

A UFPel, em parceria com diversas instituições, está oferecendo o Workshop de Formação de Professores em Astronomia, com o objetivo básico de estimular professores da Educação Básica a incorporarem conteúdos de Astronomia em suas aulas. O evento, totalmente gratuito, ocorrerá entre os dias 2 e 5 de novembro, aproveitando o feriado do dia 2. As inscrições foram prorrogadas até o dia 20 de outubro

Unindo-se ao programa internacional “Galileu Teacher Training Program (GTTP)”, ao programa nacional “Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREA)” e ao projeto estadual “Observatório Educativo Itinerante (OEI)”, busca-se trazer aos professores toda a experiência acumulada nessas iniciativas, embora adequando-as ao nosso contexto.

Através de metodologias baseadas na investigação, o workshop trará astronônomos e físicos para desenvolverem palestras sobre tópicos básicos de Astronomia, oficinas de atividades didáticas práticas de ensino de Astronomia (desenvolvimento de materiais instrucionais), minicursos sobre utilização de softwares de Astronomia e observações astronômicas. As observações serão realizadas de diversas formas: em locais iluminados e em local escuro; utilizando equipamentos elaborados e lunetas montadas pelos próprios professores (galileuscópios do AIA2009); e, finalmente, usando um telescópio remotamente (Projeto “Telescópios na Escola”).

Serão oferecidas 80 vagas para professores da Educação Básica (séries iniciais, Ciências, Geografia e Física). A seleção dos professores inscritos buscará atingir o maior número possível de escolas da região de Pelotas e, depois, a ordem de inscrição. Também aceita-se inscrição de professores da Argentina e do Uruguai.

Os materiais produzidos nas oficinas serão levados pelos participantes para serem usados em suas aulas. As escolas participantes que receberam galileuscópios da OBA devem trazê-los para a oficina de montagem do dia 3. As restantes receberão durante a atividade.

Ao longo do período do workshop serão realizadas atividades paralelas, como exposições de Astronomia produzidas no AIA2009, sessões de planetário móvel, exposição de livros de Astronomia, etc.
Pretende-se também transmitir ao vivo as atividades do workshop através da página do Laboratório de Astronomia da UFPel - http://wp.ufpel.edu.br/astronomia/ - workshop-astronomia.pdf

Dia 02 de Novembro (quarta-feira):
09:00 - 10:30 - Recepção e apresentação do workshop e dos participantes. Videoconferência com Rosa Doran (GTTP - GHOU) sobre Ensino de Astronomia e a Rede Galileu.
10:30 - 12:30 - Software Stellarium (Gustavo Rojas - UFSCar)
12:30 - 14:00 - Horário para almoço
14:00 - 16:00 - Oficina sobre montagem e utilização de um planisfério celeste e lunar (Maria de Fátima Oliveira e Daniela B. Pavani - UFRGS)
16:00 - 17:00 - Como preparar um observação astronômica (Laboratório de Astronomia da UFPel e Astrônomo Amador Luiz Araujo)