A Série Artistas Convidados do Conservatório de Música da UFPel apresenta nesta quarta-feira(5), às 19h30min, o Recital de Piano de Catarina Leite Domenici, da UFRGS. No programa, obras de Beethoven, Guarnieri, Calimerio Soares, Cavallone e Chopin. O Conservatório de Música fica localiado na rua Félix da Cunha, 651. Entrada franca. A coordenação é da professora Lúcia Cervini.
Catarina Leite Domenici possui uma carreira ativa como recitalista, camerista, docente e pesquisadora. Iniciou seus estudos musicais aos 11 anos com Angelina Colombo Ragazzi em Itapetininga, SP. Posteriormente recebeu bolsa de estudos para o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, onde estudou com Homero Magalhães (piano), Maria José Carrasqueira (música de câmara) e Homero Lotito (jazz), além de ter participado de vários masterclasses com Yara Bernette. Ao ingressar no curso de Bacharelado em Piano da UNESP na classe de Beatriz Balzi foi convidada por John Boudler a integrar o Grupo de Percussão do Instituto de Artes do Planalto (Grupo PIAP), junto ao qual atuou até a sua graduação. Recebeu bolsa de estudos do CNPq para realizar Mestrado e Doutorado em Piano Performance na Eastman School of Music, onde foi assistente de Rebecca Penneys.
Como solista, recebeu o Troféu Açorianos de Melhor Instrumentista do ano de 2004, o Prêmio Lizie Teege Mason (1998) de melhor pianista da Eastman School of Music e o Performer’s Certificate em 1999, tendo também sido premiada no Chautauqua International Piano Concerto Competition (1995) e no 2º Concurso de Piano da Cidade de Araçatuba (1991). Tem realizado recitais no Brasil e nos EUA, buscando sempre apresentar ao público obras de jovens compositores. Com mais de 20 anos dedicados à performance da música contemporânea, Catarina se apresentou em vários festivais tais como o June in Buffalo, Heidelberg New Music Festival, Chautauqua Music Festival, Festival Música Nova, Contemporâneo-RS, Encompor, Bienal de Música Contemporânea de Belo Horizonte, estreiando centenas de obras. Em 2003 foi agraciada com o prêmio FUMPROARTE da Prefeitura de Porto Alegre para gravar um CD com obras de oito compositores jovens nascidos em Porto Alegre na década de 60. Com a maioria das obras especialmente compostas para Catarina, o CD Porto 60 recebeu o Prêmio Açorianos de Menção Especial em 2004 e arrancou do critico Juarez Fonseca as seguintes linhas: “Melhor do que tocar bem piano é ter ideias e vislumbrar o novo que os ‘normais’ não vêem. E, aí, fazê-los ver. De uma só tacada, com o CD Porto 60 a pianista Catarina Domenici enfatiza a excelência de uma geração de compositores eruditos nascidos em Porto Alegre na década de 60, e se revela a melhor intérprete deles. … Seu CD ultrapassa a condição de registro para se tornar referência.”
Outras colaborações com compositores incluem os CDs Plural, com obras para piano e meios eletrônicos de James Correa e Eduardo Miranda; Volume 2 (Luciano Zanatta); Tudo Muda (Flávio Oliveira). Em 2009 foi convidada pelo compositor italiano Paolo Cavallone para gravar a peça “Confini” para piano solo, juntando-se a grandes nomes da música contemporânea como James Avery, Magnus Anderson, Tony Arnold e Jean Kopperud no CD Confini, a ser lançado pela RAI trade e pelo Center for 21st-Century Music da University at Buffalo. Em 2011 colaborou com a coreógrafa Maria Waleska van Helden e com o diretor Décio Antunes no espetáculo “Cem metros de valsa e um grama” (Premio Funarte Klauss Vianna de Dança) executando ao vivo obras de Chopin.
Sua atuação como camerista rendeu-lhe os seguintes prêmios: prêmio especial do júri de Melhor Camerista do VII Prêmio Eldorado de Música; primeiro lugar e prêmio de melhor intérprete de música brasileira no 6º Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina (Quinteto Scarlatti), Troféu Açorianos de Melhor Grupo de Música de Câmara pelo CD Kinematic (Musitrio); primeiro lugar no II Prêmio Eldorado de Música e Prêmio Lei Sarney de Revelação de Grupo Instrumental (Grupo PIAP). Como pianista do Ensemble Novo Horizonte, recebeu o prêmio de Melhor Gravação de Obra Experimental da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) pelo CD Brasil! New Music vol 1. Nos anos de 2006-2009 foi membro da Slee Sinfonieta em Buffalo (NY), tendo colaborado com diversos compositores e regentes tais como Harvey Sollberger, Charles Wuorinen, Brad Lubman e Andrew Rindfleisch em concertos, residências e gravações.
É Professora de Piano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1993 onde atua na Pós-Graduação, na Graduação e na Educação à Distancia, tendo também exercido a docência na Eastman School of Music (1999-2000), Chautauqua Festival (2007-2009), Eastman Community Music School (2006-2009), University at Buffalo (2007-2009), Nazareth College (2008) e Finger Lakes Community College (2006-2007). Sua larga experiência como docente tem rendido frequentes convites para cursos de curta duração, masterclasses, palestras e recitais comentados no Brasil (UFPB, UDESC, EMBAP, UFPEL, UFSM) e nos EUA (Chautauqua Festival, Western New York Pianos Teachers Forum). Em 2010 foi convidada para coordenar a interdisciplina de teclado no curso de Licenciatura à Distância da UFRGS, que visa formar educadores musicais para a rede de ensino público, sendo responsável pela elaboração do material didático e pela introdução de novas metodologias de ensino/aprendizagem.
Como pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas Interpretativas do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS tem diversos trabalhos na área da performance e cognição musical publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais. Entre 2008-2009 realizou Pós-doutorado na University at Buffalo desenvolvendo pesquisa sobre as interações entre compositores e intérpretes na musica contemporânea. Os resultados desta pesquisa tem sido apresentados em congressos internacionais (“The Performer’s Voice”, Singapura, 2009; “Performa”, Portugal, 2011) e nacionais (XX Congresso da ANPPOM, Florianópolis, 2010; XXI Congresso da ANPPOM, Uberlândia, 2011). Catarina é membro fundador e a primeira Presidente da recém criada Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM).