O diretor de Engenharia de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, visitará a UFPel nesta segunda-feira(26), como resultado do convite formulado ao executivo no mês de julho, em reunião que contou com as presenças do deputado federal Fernando Marroni, do reitor da UFPel, professor Cesar Borges, e do coordenador dos cursos de Engenharia do Petróleo e Engenharia Geológica, professor Luis Eduardo Novaes.
Estrella participará de uma reunião na Reitoria da UFPel, às 10h30min. À tarde, ele participa da abertura do 1° Encontro Regional de Engenharia de Petróleo, que acontece às 13h30min no Auditório do Colégio São José, em seguida ministra a Aula Inaugural do Curso de Engenharia do Petróleo às 14h. A partir das 15h, ele concederá entrevista coletiva à imprensa e participa do debate sobre o tema: Petrobras e o desenvolvimento regional.
No encontro realizado na Petrobras, foi apresentado ao executivo da empresa um detalhamento dos cursos ligados às áreas de geologia e petróleo, que atualmente têm 300 alunos, mas que deverão ter o número de vagas triplicado nos próximos anos.
Segundo o reitor Cesar Borges, a aproximação com a Petrobras tem como principal objetivo dotar os cursos de laboratórios adequados e de professores. “Precisamos de estrutura e de experiência para qualificar e, principalmente, alavancar os nossos cursos, o que os colocarão em outro patamar”, observou.
Na avaliação do deputado Fernando Marroni, a possibilidade de confirmação da existência de petróleo no litoral sul do Estado abre um novo horizonte tanto para a Petrobras quanto para a UFPel e investir em mão de obra e pesquisa é essencial.
Segundo o executivo da empresa, há o interesse da Petrobras em auxiliar a UFPel em função do Polo Naval de Rio Grande e de uma boa perspectiva com relação aos estudos nos poços mapeados na Bacia Pelotas.