Incentivando a construção de um novo perfil de mobilidade urbana, a UFPel, através da Pró-Reitoria de Infraestrutura, inaugurou nesta quinta-feira(22) o Bicicletário do campus Porto. O ato foi prestigiado pelo reitor em exercício, Manoel Luiz Brenner de Moraes, e por representantes do Sest/Senat e da Secretaria Municipal de Trânsito. Com 100 vagas iniciais, o bicicletário poderá ser ampliado e receber cobertura.
Segundo o pró-reitor de Infraestrutura, Renato Kourrowski, entre as propostas de sua gestão estão a implantação de ciclovias em torno dos campi da UFPel e o incentivo ao uso racional dos veículos, como por exemplo a carona solidária.. Ele anunciou a breve introdução do transporte circular de apoio entre unidades sediadas na região do Porto. Fazendo referência ao passeio ciclístico programado para esta quinta-feira – Dia Mundial sem Carro –, Kourrowski disse que esta deve ser uma ação continuada, da qual a Universidade é parceira do Sest/Senat.
Presente ao ato, o diretor do Sest/Senat, Roger Lange, cumprimentou a UFPel pela iniciativa e disse que novos conceitos são decisivos para a construção de um plano de mobilidade urbana sustentável.
Em breves palavras, o vice-reitor Manoel Moraes afirmou que os novos tempos remetem à reflexão sobre o novo papel do educador. “O uso da bicicleta não só contribui nos cuidados com o meio ambiente, como também para a saúde de quem a utiliza”, acentuou.
A participação da UFPel na Semana Nacional de Trânsito 2011 consolida-se com o novo bicicletário e com a participação no passeio ciclístico, iniciativa do Sest/Senat e realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito.