Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Odontologia vive o dia da comemoração de seu centenário

21 de Setembro de 2011

atendimento-odonto.jpg100-anos-odonto.JPG A histórica data do centenário da Faculdade de Odontologia será comemorada nesta quarta-feira(21), com um jantar de confraternização no Dunas Clube.

Para quinta-feira(22), às 18h, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, está programada a abertura da exposição “100 anos da Odontologia em Pelotas”, constituída de uma mostra de fotografias, objetos e documentos que ilustram o surgimento e o percurso da tradicional Faculdade.

Histórico

Fundada em 21 de setembro de 1911, com o nome de Faculdade de Pharmácia e Odontologia, a unidade foi pioneira no Brasil na atenção à saúde bucal da criança, criando em 1914 a primeira Clínica Dentária Infantil do Brasil. Este pioneirismo também se manifestou no grande número de mulheres que fizeram parte das primeiras turmas da Faculdade.

Embora o ano de 1941 tenha sido marcante para a história da Faculdade, com seu reconhecimento definitivo pelo Governo Federal, desde 1924 a Faculdade de Odontologia ostenta o título de “Estabelecimento de Utilidade Pública” e recebe o reconhecimento da comunidade pelotense por ser a única clínica odontológica gratuita no Estado. Esta atenção à comunidade continua até os dias de hoje e faz parte do Projeto Didático e Político-Pedagógico da Faculdade.

A Faculdade de Odontologia, até então vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrou um conjunto de unidades que, em 8 de agosto de 1969, deu origem à Universidade Federal de Pelotas.

Inserção comunitária

O grande número de projetos de extensão que desenvolve, as atividades nas Residências Multiprofissionais de Oncologia e Saúde Infantil, o atendimento prestado no Pronto Socorro Municipal e, mais recentemente, em parceria com a Prefeitura Municipal, a criação de um Centro de Especialidades Odontológicas e a inserção dos formandos nas Unidades Básicas de Saúde, consolidam a filosofia de inserção comunitária da Odonto/UFPel. O pronto atendimento clínico, único em Pelotas a disponibilizar serviços gratuitos à população, no momento funciona no horário de expediente normal da própria Universidade, porém com a futura criação de um novo hospital-escola, ele passará a atender em local mais amplo e com maior estrutura, passando a ter um atendimento 24 horas.

Embora a Faculdade já ofereça algumas especialidades à população, será firmado um convênio com a Prefeitura Municipal, que irá regularizar o Centro de Especialidades Odontológicas(CEO). O CEO deverá começar em outubro deste ano e contará com as seguintes especialidades: periodontia, endodontia, atenção a pacientes especiais, diagnóstico e cirurgia. Inicialmente, os atendimentos serão realizados no nas instalações atuais da Odonto, mas, posteriormente, passará para o anexo a ser construído junto ao prédio atual. A Faculdade realiza, em média, cem atendimentos por dia, agendados no próprio local. Atualmente, os serviços oferecidos à comunidade incluem prótese dentária, cirurgia, tratamento de canal, atenção a pacientes com necessidades especiais e diagnósticos, além da residência multiprofissional, que visa o paciente como um todo e envolve os cursos de Odontologia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia; e de atendimento nas áreas de Oncologia e a Saúde infantil, que teve início este ano.

Segundo a diretora, professora Márcia Bueno Pinto, está prevista uma alteração na grade curricular do Curso para inclusão de disciplinas, pensando em atingir outra parcela da população que necessita de atenção, assim como Odontogeriatria (importante devido ao envelhecimento da população), pacientes especiais (transplantados, com deficiências motoras e de outros gêneros), entre outras.

Estrutura

Com um corpo docente formado por 55 doutores e cinco mestres e com 50 servidores técnico-administrativos, a Faculdade de Odontologia da UFPel mantém um curso com 476 estudantes de graduação e 70 de pós-graduação, distribuídos em Latu Sensu – Cirurgia e Traumatologia Buço-Maxilo-Facial – e um Programa de de Pós-Graduação Stricto Sensu conceito cinco/Capes nas áreas de Dentística, Materiais Dentários, Pediatria, Prótese e Diagnóstico Bucal.

A ampliação das atividades e a diversificação das linhas de atendimento impõem urgentes ampliações na atual infraestrutura física. Três andares estão sendo reformados, e novos prédios – cujo projeto já obteve aprovação na Prefeitura –, serão construídos para melhor acomodação dos alunos, professores e para o atendimento da população.

Seção: Notícias