Pergamum já mostra resultados

14 de Setembro de 2011

an.JPG O novo sistema usado nas bibliotecas da Universidade, o Pergamum, já mostra bons resultados. Segundo a bibliotecária chefe, Elionara Rech, de 8 a 31 de agosto foram registrados 12.615 empréstimos via Pergamum, além de 1.905 consultas, quando o acervo é utilizado nas próprias bibliotecas, e 280 buscas feitas pela comunidade externa à Universidade.

O Sistema de Bibliotecas (Sisbi) buscava um gerenciamento de acervo informatizado há 21 anos. Finalmente no dia 8 de agosto, após conseguir a licença do Pergamum, que foi desenvolvido pela Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o sistema entrou em funcionamento. “Optamos por esse programa por ser completo e atender nossas necessidades”, contou Elionara.

Para a bibliotecária, a importância do novo sistema para a comunidade acadêmica é a facilidade no atendimento ao usuário. “Antes o estudante tinha de ir até a biblioteca com o livro em mãos para renovar, agora é só entrar no Sistema e a obra poderá ser renovada até três vezes” frisou Elionara. Além disso, o Pergamum interliga as oito bibliotecas da universidade, assim o usuário pode pagar débitos da biblioteca da Medicina, por exemplo, na biblioteca do Campus Porto.

Além desses serviços, o Sistema oferece a possibilidade de fazer reservas e salvar pesquisas do acervo e enviar para o seu próprio email, já que o Pergamum importa os dados diretamente do DRA (Departamento de Registros Acadêmicos). Para ter acesso ao programa, deve ser cadastrada uma senha na própria biblioteca, com a apresentação de um documento com foto. Segundo Elionara Rech, a partir de outubro será oferecido treinamento para os usuários utilizarem da melhor forma possível o novo Sistema.