Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Fapergs entregará o Prêmio Pesquisador Gaúcho

14 de Setembro de 2011

O Prêmio Pesquisador Gaúcho é uma realização da FAPERGS, sendo um evento integrado ao Congresso Internacional da Inovação (promoção do Sistema FIERGS), com o objetivo de premiar pesquisadores das áreas científicas e tecnológicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Uma formação da Tríade: GOVERNO, comunidade CIENTÍFICA e meio EMPRESARIAL, destacando a importância do investimento em ciência e tecnologia e INOVAÇÃO como alavanca para o desenvolvimento do Estado. Este ano, o evento terá também, uma referência especial ao Ano Internacional da Química, fazendo uma homenagem ao pesquisador e professor da UFRGS- Jairton Dupont, único representante do Brasil e da América Latina a figurar entre os 100 maiores químicos do mundo elaborado pela empresa Thomson Reuters, que tradicionalmente mapeia as publicações científicas mundo afora.

Histórico do Prêmio FAPERGS:

Em 1977 a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul- FAPERGS instituiu um prêmio constituído de Medalha de Ouro e Diploma, com o objetivo de premiar os esforços desenvolvidos pelos pesquisadores do Rio Grande do Sul que tivessem contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento técnico-científico do Estado. O prêmio era individual e concedido a cada dois anos.

15 Edições de Valorização do Conhecimento

Desde 1977, foram realizadas 15 edições do Prêmio FAPERGS, sendo a última em 2007. O evento teve um intervalo, por que a Fundação teve uma redução significativa do seu orçamento para investir em pesquisa, o que está sendo recuperado agora, numa nova fase e com um novo formato.

Credibilidade do Prêmio

A credibilidade da premiação concedida pela FAPERGS é um fator relevante, pois os projetos de pesquisa, nas diferentes áreas do conhecimento, são avaliados pela mais qualificada equipe da comunidade científica que pertence ao CNPq na categoria 1- A, com participação de outros Estados, proporcionando a isenção no julgamento.

Nova Fase, Novo Formato – Prêmio Pesquisador Gaúcho 2011

Através de esforços e do apoio do governo estadual, a Fundação recuperou a sua capacidade de investir em pesquisa, sendo um dos pontos estratégicos para o desenvolvimento do Estado nesta gestão. Com o entusiasmo dessa nova fase, onde o investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação é prioridade, a FAPERGS resolveu realizar o Prêmio Pesquisador Gaúcho, mudou o nome e o formato do Prêmio FAPERGS, mantendo o objetivo de reconhecer o trabalho dos pesquisadores e aproximar a academia do meio empresarial.

Objetivo: Estimular a cultura da inovação nas cadeias produtivas do estado e soluções tecnológicas ambientalmente sustentáveis.

A realização do evento Prêmio Pesquisador Gaúcho é o reconhecimento da importância que tem o investimento em Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação para alavancar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Sendo este um dos grandes focos da atual gestão do governo estadual. Este evento de premiação pretende integrar governo, comunidade científica e meio empresarial, conscientizando que a união desses segmentos é fundamental para um desenvolvimento sustentável do Estado. É imperativo que seja disseminada a cultura da inovação nas cadeias produtivas para que as empresas gaúchas se tornem mais competitivas no mercado externo.  Só assim, com esta sinergia entre governo estadual, academia e o mercado é que o Rio Grande do Sul alcançará vôos mais altos. A fusão com o Congresso Internacional da Inovação, que está na sua 4ª edição, contemplará o conteúdo de novas tecnologias, ampliando a participação do público empresarial e acadêmico, fortalecendo ainda mais a formação da opinião pública sobre a importância do investimento em pesquisa e das parcerias entre academia e empresas.

Abrangência Estadual:

O Prêmio Pesquisador Gaúcho tem abrangência estadual, envolvendo a participação de todas as universidades do Estado, institutos de pesquisa e empresas que desenvolvem P&D. As etapas são: submissão de projetos, avaliação com assessores científicos externos, divulgação e entrega de prêmios.

Solenidade de entrega de prêmios

A solenidade de entrega de Prêmio será realizada no dia 17 de novembro, na FIERGS, dentro do Congresso Internacional da Inovação.

Do Público:

O evento conta com a participação de aproximadamente duas mil pessoas, empresários, pesquisadores, estudantes, representações de órgãos governamentais, políticos, imprensa.

Da Premiação:

Este ano o Prêmio Pesquisador Gaúcho contemplará sete principais áreas do conhecimento: Agrárias, Saúde, Biológicas, Artes e Letras, Educação e Psicologia, Administração e Economia e Ciências Humanas e Sociais.  Além do Prêmio ao Pesquisador Gaúcho para o pesquisador que se destacou em cada uma das sete áreas do conhecimento, também serão contempladas quatro tipos de categorias de reconhecimento, conforme consta abaixo:

a) Prêmio Pesquisador Gaúcho (nas Ciências Agrárias, Saúde, Biológicas, Artes e Letras, Educação e Psicologia, Administração e Economia e Ciências Humanas e Sociais).

Categorias com ênfase na inovação:
b) Medalha Sylvio Torres
c) Tese Inovação Gaúcha
d) Prêmio Piá Inovador
e) Prêmio Pesquisador na Empresa

O Prêmio Pesquisador Gaúcho visa distinguir pesquisadores com reconhecido mérito em sua área que, nos últimos dez anos, tenham contribuído, de modo relevante, para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico, cultural ou artístico do Estado do Rio Grande do Sul. Nos anos ímpares será premiado um pesquisador de cada uma das seguintes áreas correspondentes aos Comitês Assessores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, a saber: Artes e Letras; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Economia e Administração; Educação e Psicologia.

Nos anos pares será premiado um pesquisador de cada uma das seguintes áreas correspondentes aos Comitês Assessores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, a saber: Arquitetura, Urbanismo e Design; Engenharia; Física e Astronomia; Geociências; Matemática, Estatística e Computação; Interdisciplinar e Química.

A Medalha Sylvio Torres será concedida a um dos ganhadores do Prêmio Pesquisador Gaúcho, que tenha, ao longo de sua vida, contribuído, extraordinariamente, para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico, cultural ou artístico do Estado do Rio Grande do Sul com ênfase na inovação.

A Tese Inovação Gaúcha será concedida ao Doutor que tenha se titulado nos últimos três anos, em programa de pós-graduação de instituição localizada no Estado do Rio Grande do Sul e cuja Tese represente uma contribuição inegável à inovação científica, tecnológica ou artística.

O Prêmio Piá Inovador será concedido a um aluno matriculado no ensino de graduação ou técnico durante 2011, que tenham se destacado em projetos de inovação.

O Prêmio Pesquisador na Empresa será concedido ao pesquisador que contribui para a inovação em uma MPE gaúcha.

Troféu

Os agraciados recebem troféu e os pesquisadores das sete áreas do conhecimento, além do troféu, recebem uma premiação em dinheiro.

As Etapas:

1)   Divulgação para todas as universidades do estado e institutos de pesquisa do período de submissão de projetos até final de setembro.
2)   Avaliação com avaliadores de fora do Estado até o final de outubro.
3)  Divulgação e entrega do Prêmio no dia 17 de novembro, na FIERGS dentro do Congresso Internacional da Inovação.

Divulgação:

Na primeira etapa será dirigida aos pesquisadores. Na segunda etapa será no hot site do Congresso Internacional da Inovação/FIERGS e no hot site do Prêmio/FAPERGS. Geração de mídia espontânea, acompanhando a divulgação do Congresso Internacional da Inovação e destacando os projetos de pesquisa aplicada que estão contribuindo para o desenvolvimento no Estado. Mídia contratada em jornais e rádios de abrangência estadual, no período de lançamento do Prêmio, dez dias que antecedem o evento e na apresentação dos agraciados um dia após o evento.

Seção: Notícias