UFPel inicia debate sobre Proteção e Gestão do Capital Intelectual

13 de Setembro de 2011

ciclo-de-palestras.JPG Única universidade da Metade Sul integrada à Rede Gaúcha de Propriedade Intelectual, através de convênio firmado em abril último pelo reitor Cesar Borges, a UFPel intensifica as discussões sobre a prática da inovação tecnológica na Instituição. Com o apoio da Rede, dá início a um ciclo permanente de palestras, que, já nesta quinta-feira(15), debate a estruturação de política de inovação, e, na sequência, ministrará cursos referentes à propriedade intelectual e a contratos de transferência de tecnologia.

Com o tema “Proteção e Gestão do Capital Intelectual”, o evento programado pela Agência de Gestão Tecnológica (AGT/UFPel) para quinta-feira, no Auditório da Reitoria, no campus Porto, conta com a participação da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), além de representantes de outras instituições de educação superior (IFES/ICTs) regionais.

Segundo os organizadores, o principal objetivo é ampliar a colaboração da Abin com a Agência de Gestão Tecnológica da UFPel, no que se refere ao Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC) e ao programa Universidade & Inteligência (UNINT). O público-alvo são pesquisadores, bolsistas, estagiários e estudantes da UFPel, especialmente aqueles que trabalham em laboratórios.

De acordo com o reitor Cesar Borges, trata-se do início de uma ampla discussão que assinala a nova atuação da UFPel na formação empreendedora de seus alunos, sintonizada com as demandas regionais e as novas oportunidades de negócio em projetos inovadores. “Buscamos fomentar as incubadoras de empresas em projetos conjuntos com o setor produtivo e através de ações que se somem às atividades científicas, tornando-os fonte de desenvolvimento tecnológico e de inovação”, observa o reitor.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Manoel de Souza Maia, é necessário institucionalizar a pesquisa e as relações entre a Universidade e o setor privado, o que exige novas visões de preservação da propriedade intelectual e maior agilidade no sentido de manter o corpo docente e discente atento às relações legais que regem os direitos, deveres e obrigações e à proteção da informação em todos os níveis.

O diretor executivo da AGT/UFPel, professor Evandro Piva explica que é necessário o pleno domínio das informações que envolvam proteção de conhecimento de valor agregado e a possibilidade de apropriação de valores por parte da Universidade. Nesse sentido, a Agência atua como órgão facilitador em projetos corporativos, convênios e contratos, prestando todo o acompanhamento ao pesquisador no que se refere aos requisitos legais.

Contextualização

A gestão do capital intelectual, importante instrumento para promover a inovação, é estratégica para as universidades brasileiras ganharem competitividade no mercado global. Por meio dela, dirigentes atentos ao futuro podem prospectar oportunidades, monitorar a concorrência e identificar, por exemplo, o nível de investimento e desenvolvimento de produtos e processos.

A Universidade Federal de Pelotas, a Agência Brasileira de Inteligência e o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, atentos a essa necessidade, uniram esforços e promoveram este Ciclo de Palestras. O objetivo é disseminar a importância dos temas relacionados à propriedade intelectual para o crescimento da UFPel e demais instituições convidadas.

Uma das ações previstas é a promoção deste Ciclo da Palestras que leva aos pesquisadores informações relevantes sobre os principais aspectos da proteção do conhecimento. “O tema, ainda bastante associado apenas ao registro de marcas e à concessão de patentes, deve ser visto de forma mais ampla. Os pesquisadores precisam entender sobre sua atualidade e pertinência para maximizar a correta aplicação, proteção e comercialização destes bens imateriais e com isto gerar valor e vantagens para a sua instituição de pesquisa e para a sociedade”, pondera o diretor da AGT, Evandro Piva.

“A UFPel, líder inovadora na Metade Sul do estado sobre os temas relacionados à proteção do conhecimento, reconhece que a propriedade intelectual deve ser priorizada, por ser assunto de grande relevância para a inovação. Para isso, é essencial fomentar a construção de novas competências dentro da Universidade”, ressalta o reitor Cesar Borges. Segundo ele, este Ciclo de Palestras é a resposta ao compromisso assumido junto a Finep no Edital PróInova, que tem como objetivo a capacitação e a qualificação de profissionais aptos a lidar com a inovação e a difusão deste conhecimento na comunidade acadêmica. Mas as ações não param por aí: profissionais da AGT/UFPel objetivam a realização de uma formação continuada com eventos mensais tratando de temas relacionados ao empreendedorismo e a propriedade intelectual.

“Não resta dúvida de que a inovação é fundamental para o desenvolvimento da universidade e do país, sendo requisito para o crescimento da economia de maneira próspera e sustentável, assim devendo ser estimulada e protegida”, conclui Cesar Borges.