Sessão Solene na Câmara inicia comemorações dos 100 anos da Odonto

13 de Setembro de 2011

100-anos-odonto.JPG Sessão Solene nesta quarta-feira(14), às 19h, na Câmara de Vereadores de Pelotas, marca o início da programação alusiva ao Centenário da Faculdade de Odontologia, que será comemorado no próximo dia 21.

Fundada em 21 de setembro de 1911, com o nome de Faculdade de Pharmácia e Odontologia, a unidade foi pioneira no Brasil na atenção à saúde bucal da criança, criando em 1914 a primeira Clínica Dentária Infantil do Brasil. Este pioneirismo também se manifestou no grande número de mulheres que fizeram parte das primeiras turmas da Faculdade.

Embora o ano de 1941 tenha sido marcante para a história da Faculdade, com seu reconhecimento definitivo pelo Governo Federal, desde 1924 a Faculdade de Odontologia ostenta o título de “Estabelecimento de Utilidade Pública” e recebe o reconhecimento da comunidade pelotense por ser a única clínica odontológica gratuita no Estado. Esta atenção à comunidade continua até os dias de hoje e faz parte do Projeto Didático Político Pedagógico da Faculdade de Odontologia.

O grande número de projetos de extensão que desenvolve, a inserção nas Residências Multiprofissionais de Oncologia e Saúde Infantil, o atendimento prestado no Pronto Socorro Municipal e, mais recentemente, em parceria com a Prefeitura Municipal, a criação de um Centro de Especialidades Odontológicas e a inserção dos formandos nas Unidades Básicas de Saúde, consolidam esta filosofia.

A Faculdade de Odontologia, até então vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrou um conjunto de unidades que, em 8 de agosto de 1969, deu origem à Universidade Federal de Pelotas.

Com um corpo docente formado por 55 doutores e cinco mestres e com 50 servidores técnico-administrativos, a Faculdade de Odontologia da UFPel mantém um curso com 476 estudantes de graduação e 70 de pós-graduação, distribuídos em Latu Sensu – Cirurgia e Traumatologia Buço-Maxilo-Facial – e um Programa de de Pós-Graduação Stricto Sensu conceito cinco/Capes nas áreas de Dentística, Materiais Dentários, Pediatria, Prótese e Diagnóstico Bucal.

“Com esta história de lutas e vitórias, chegamos aos 100 anos com fôlego de jovem e sabedoria de idoso, caminhando para o futuro alicerçados num passado que muito nos orgulha e inspira”, festeja a diretora da unidade, professora Márcia Bueno Pinto.

Dia 14/9 – Quarta-feira – 19h
Sessão Solene na Câmara de Vereadores

Dia 19/9 – Segunda-feira – 18h30min
Missa na Catedral São Francisco de Paula