Professores e alunos da Odontologia conquistam prêmios na 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisas Odontológicas

13 de Setembro de 2011

A Faculdade de Odontologia da UFPel, na véspera de completar 100 anos da sua existência, tem mais um motivo para comemorar. Professores e alunos de graduação e do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) conquistaram vários prêmios na 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisas Odontológicas, que ocorreu em Águas de Lindóia entre os dias 3 e 6 de setembro.

Foram três prêmios de primeiro lugar:

- Efeito da triazina na formação de biofilme em resina acrílica e reembasadores de prótese.
O trabalho foi apresentado pela doutoranda Aline Moraes (área Dentística), com co-autoria das graduandas Caroline Barwaldt (bolsista PET Odonto) e Thais Nunes, e do mestrando Rafael Onofre (área Prótese Dentária). O trabalho foi orientado pela professoraTatiana Cenci com participação dos professores Noéli Boscato e Fabrício Ogliari, todos do PPGO. Este trabalho foi, ainda, vencedor do prêmio Sanifill na área de Prótese.

- Colonização e retenção microbiana em superfícies com ou sem fendas simuladas frente ao uso de clorexidina e flúor.
O trabalho foi apresentado pela graduanda Tamires Maske (bolsista PET Odonto), com co-autoria da graduanda Camila Nascimento, e das doutorandas Françoise Leite (área Dentística) e Marina Azevedo (área Odontopediatria). A orientação foi do professor Maximiano Cenci, com participação da professora Elenára Oliveira, ambos do PPGO.

- Métodos de preparação para MEV de scaffolds a base de hidrogel.
O trabalho foi apresentado pela acadêmica Camila Ferrúa, com co-autoria da doutoranda Bianca Santana (área Materiais Odontológicos) e da doutoranda da Biotecnologia/UFPel Fernanda Nedel, sob orientação do professor Neftalí Carreño e participação do professor Flávio Demarco, ambos do PPGO.

Além disso, três menções honrosas foram concedidas a alunos da escola:

- Susceptibilidade antifúngica, atividade anti-enzimática e potencial citotóxico do composto 2-fenil-4H-cromen-4-ona.
O trabalho foi apresentado pela graduanda Fernanda Machado, com co-autoria de Maiquelis Rech (graduanda) e Simone Oliveira (mestranda, área Prótese Dentária), sendo orientado pelo professor Rafael Lund (PPGO), com participação dos professores Evandro Piva (PPGO), Rodrigo Carvalho (egresso do PPGO, hoje professor da UNOPAR, PR), e Cláudio Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção da UFPel.

- Efetividade de uma estratégia educacional em saúde bucal direcionada a crianças deficientes visuais.
O trabalho foi apresentado pelas cirurigiãs-dentistas residentes em Saúde da Criança Ethieli Silveira e Francine Costa, com participação das doutorandas Marília Goettems e Marina Azevedo (área Odontopediatria) e orientação das professoras Dione Torriani, Maria Laura Bonow e Lizandrea Schardosim (Dpto. Odontologia Social e Preventiva e PPGO, área de Odontopediatria).

- Promotores de polimerização em primer autocondicionante não determina estabilidade da resistência de união após 2 anos.
Trabalho apresentado pela graduanda Carina Cigolini, com participação da doutoranda Caroline Ely (área Materiais Odontológicos), sob orientação dos professores Evandro Piva e Fabrício Ogliari (PPGO), com participação da professora Giana Lima (egressa do PPGO, hoje professora da UNIVAG, MT) e da professora Suzana Samuel (UFRGS).

Ao todo foram 63 participantes da Faculdade de Odontologia. Mais uma vez, esta foi a maior delegação fora do estado de São Paulo a participar deste Congresso. O resultado dessas conquistas, na avaliação dos professores envolvidos, é fruto da integração entre graduação e pós-graduação que ocorre em nossa escola, onde quem ganha é a comunidade acadêmica, em especial a Faculdade de Odontologia, e a comunidade externa, que deverá se beneficiar com os conhecimentos adquiridos.