Enfermagem começa capacitação de familiares de pessoas com transtornos psíquicos

12 de Setembro de 2011

nova-imagem.JPG A Faculdade de Enfermagem realizou a Aula Inaugural do programa Capacitação de Familiares - Familiares Loucos pela Reforma, “acolhendo o cuidador”, no dia 9 de setembro, no Auditório da Universidade Católica de Pelotas, com a presença do palestrante Jonas Melman. A Capacitação é financiada pelo Ministério da Saúde e têm como objetivo capacitar familiares de pessoas com transtorno psíquico para o cuidado de si e de seu familiar.

A meta do curso é atingir 300 familiares, através de seis turmas compostas por cinqüenta alunos, com carga horária de quarenta horas cada uma. Esta capacitação será realizada nos meses de setembro, outubro e novembro de 2011. Participam os familiares vinculados aos serviços da rede de saúde mental de Pelotas, CAPS, Case, Ambulatório de Saúde Mental da SMS, Clínica Psicológica da UCPel, Ambulatório de Saúde Mental da UFPel, UBSs, Retrate, Pensão Assistida da SMCAS e Programa de Redução de Danos da SMS.

A Capacitação desenvolverá estratégias de auto-cuidado dos familiares das pessoas com transtorno psíquico; espaços que trabalhem a exposição de sentimentos, sofrimentos, vivências e expressão de emoções dos familiares de pessoas com transtorno psíquico; espaços de promoção e construção de saídas e estratégias de cuidado da pessoa com transtorno psíquico no cotidiano da vida; e espaços de promoção de cidadania, direitos e deveres e empoderamento dos familiares de pessoas com transtorno psíquico.

Jonas Melman - Psiquiatra e psicoterapeuta

Trabalhou durante aproximadamente 15 anos no Centro de Atenção Psicossocial Luis Cerqueira, coordenado projetos de atenção psicossocial aos usuários e seus familiares. Coordenou a Associação Franco Basaglia, ONG do campo da reforma psiquiátrica, durante dez anos.

Atualmente é assessor da Área Técnica de Cultura de Paz, Saúde e Cidadania da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Desde 2002, desenvolve políticas públicas para superação da violência. Coordenador e professor de cursos de capacitação em cultura de paz e mediação de conflitos oferecidos aos profissionais de saúde da rede municipal. e gestores no campo das políticas públicas para superação da violência.

Palestrante e conferencista em inúmeros seminários, oficinas e eventos.

Docente em cursos de especialização na área de Saúde Mental pela FIOCRUZ em vários estados do Brasil.

Publicações

Publicação do livro: “Família e Doença Mental” pela Editora Escrituras. Co-autor do texto sobre “Violência contra o Adolescente” no Manual de Atenção à Saúde do Adolescente publicado pela SMS-SP em 2006. Autor do artigo “Políticas públicas e a construção da cultura de paz: reflexões sobre a experiência da cidade de São Paulo” publicado na “Revista Divulgação em Saúde para Debate” do CEBES, n° 33, maio 2005.

Autor de vários manuais sobre atenção a pessoas em situação de violência no município de São Paulo.

Coordenador do projeto “Tecendo Redes de Paz” que envolve a produção de revista e vídeo educativo e formação da Rede de Apoio às pessoas em situação de violência.