As demandas e perspectivas dos municípios da região estiveram em debate na UFPel na tarde desta segunda-feira(12). A Universidade sediou a edição da Zona Sul do Estado do projeto Diálogos Cdes, realização do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado. Estiveram presentes no auditório da Reitoria, no campus Porto, prefeitos, representantes de Coredes, da Azonasul, de entidades empresariais e comunitárias, secretários de Estado, deputados estaduais e membros do Governo Estadual.
O conselheiro do Cdes, reitor da UFPel e anfitrião do evento, Cesar Borges, ao se manifestar na abertura do encontro, ressaltou a importância da parceria tríplice entre universidades, governo e meio empresarial, para a consecução dos objetivos regionais.
O funcionamento do projeto Diálogos foi destacado pelo secretário-executivo do Conselho, Marcelo Danéris. “Estamos aqui para escutar, para depois elaborar um relatório com as demandas, para a partir daí planejar ações governamentais que estejam de acordo com as prioridades de desenvolvimento”, disse.
Danéris ressaltou que será realizada uma nova reunião com a presença do governador Tarso Genro, quando serão apresentados o relatório oriundo do encontro desta segunda-feira e o conjunto de ações propostas pelo governo visando o atendimento das demandas.
“São espaços de diálogo temáticos e regionais, propostos no âmbito CDES, abertos à participação da sociedade civil, onde se promove a escuta e a troca de ideias sobre temas relativos ao desenvolvimento econômico e social do Estado, buscando a concertação de opiniões dos diversos atores envolvidos”, observou o secretário-executivo, ao falar sobre o trabalho.
Em formato de seminário, o Diálogos Cdes conta com a participação de especialistas em diversos assuntos, ampliando os debates entre governo, organizações, academia, movimentos sociais e empresariais, acordando ações de governo para o desenvolvimento regional ou micro-regional, com preservação ambiental e inclusão social.Também busca integrar as políticas públicas a partir da harmonia dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal).