Projeto Tangos e Canções tem apresentação nesta quinta-feira

6 de Setembro de 2011

img_7145.JPG O projeto Tangos e Canções apresenta uma seleção do repertório musical da região pampeana especialmente concebido e arranjado para o formato voz e violão e interpretado pelos músicos Pedro Di Ázz e Isabel Nogueira. Será nesta quinta-feira(8), às 20h30min, na Doçuras de Pelotas.

A partir da compreensão da proximidade que o Rio Grande do Sul possui com os países da América de fala hispânica, este projeto tem por premissa a concepção do pampa gaucha como um território de profundas aproximações culturais, para alem das atuais fronteiras políticas entre países.

Concebendo o sul do Brasil como local de identidades hibridas, tendo em vista estas fronteiras com os países de fala hispana, observamos um distanciamento do estereotipo do Brasil de samba e carnaval, aproximando-se do conceito de estética do frio utilizado por Vitor Ramil.

Desta forma, o idioma espanhol se tornou próximo aos ouvidos dos gaúchos, através das milongas, dos chamamés, das payadas, e onde os tangos e as canções foram especialmente disseminados através do costume da escuta das rádios de Buenos Aires e Montevideo até o começo da segunda metade do século XX.

Assim, o duo pesquisou o repertório de milongas, tangos e canções de autores argentinos, uruguaios e brasileiros (abrangendo ainda compositores cubanos e peruanos), compreendendo que o resultado artístico criado a partir da união entre poesia e música faz com que a canção seja um forte símbolo identitário e representativo da cultura musical da região pampeana.

Além de incluir algumas obras já familiares ao publico, o espetáculo pretende um resgate de repertório que não está presente hoje na mídia, contribuindo para uma ampliação da escuta e apresentando um viés educativo através do processo de formação de platéias.

Os arranjos foram especialmente concebidos pelo duo para este espetáculo misturando elementos do flamenco e do candombe ao tango, em consonância com as novas tendências de ampliação do gênero.

Nesta concepção de espetáculo, os tangos, milongas e canções são apresentados entremeados com comentários sobre a origem do gênero, sua representação para a cultura pampeana e do sul do Brasil, o significado de suas letras e as diversas classificações de suas temáticas; contribuindo para aproximar o publico destes gêneros musicais e ampliando sua experiência estética.

Histórico do grupo

Pedro Di Ázz e Isabel Nogueira começaram a atuar juntos musicalmente através do trabalho do Grupo Cuadro de La Expresión del Arte Flamenco, a partir de 2008.

Neste grupo, Pedro participou como arranjador e violonista e Isabel atuou como bailaora, realizando participações especiais como cantora.

Participaram também do grupo a bailaora Lucia Marquez, a cantora Teresa Ferlauto, e os músicos Jucá de Leon e Possidônio Tavares.

Com esta formação, realizaram apresentações em 2008 no Projeto Sete ao Entardecer (Theatro Sete de Abril, Pelotas), na Parrillada Mercado del Puerto (Pelotas), no Teatro Esperança (Jaguarão) e no Projeto artístico de Natal do SESC (Praça Cel, Pedro Osório, Pelotas).

A partir daí, Isabel teve participações especiais em espetáculos solo de Pedro Di Ázz e o duo começou um trabalho colaborativo na pesquisa do repertório de tangos e de canções de autor latinoamericanas.

Currículo dos músicos

Pedro Di Ázz é violonista, cantor, compositor, arranjador e professor de música. Estudou violão erudito no Conservatorio de Musica da UFPel com Luis Hadê e Ivanov Basso antes de transferir-se para o Rio de Janeiro, onde estudou guitarra flamenca com o professor espanhol Alberto Turuna e canto com Angela Brandt. Fundou em 1998 a Academia Pedro Di Ázz na cidade de Gramado, que entre 2002 e 2007 ganhou destaque na categoria escola de música e recebeu diversas premiações. Tem grande experiência de trabalho com cantores nos mais diversos gêneros musicais. Integrou os grupos Libertango, Camerata Novitango, Cuadro de la Expresión del Arte Flamenco. É integrante do grupo Cameratta, produtor e arranjador da Banda Mandora. É professor de violão, cavaquinho, contrabaixo, guitarra, teclado e técnica vocal.

Isabel Nogueira é bacharel em piano pela UFPel e doutora em Musicologia pela Universidade Autônoma em Madrid, Espanha. Foi bolsista pelo governo espanhol para os cursos Música em Compostela e Festival de Música Manuel de Falla. É diretora do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas desde 2002 e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Musicologia e do Centro de Documentação Musical da Universidade Federal de Pelotas (desde 2001), que realiza pesquisas sobre música e gênero, iconografia musical e sobre a história da música na cidade de Pelotas. Tem livros publicados e participa de congressos sobre estes temas. Publicou o livro História Iconográfica do Conservatório de Música da UFPel (2005) e foi conferencista convidada para o Congresso Internacional de Iconografia Musical  - RIdIM em Salvador (2011).

Participou do grupo Cuadro de la Expresión del Arte Flamenco, realizando apresentações em 2008 e 2009 com canto e baile flamenco. Realizou participações como cantora nos espetáculos Pólen, do Centro Contemporâneo Bere Fuhro Souto (2008); com Giamarê (2009) e Pedro Di Ázz (2008). É aluna de canto de Jonas Klug desde 2008.