Como parte do 1º Ciclo de Estudos Acadêmicos do Polo Universitário de Serafina Corrêa, o professor do Curso de Pedagogia a Distância da UFPel, Márcio Porciúncula, profere, no dia 3 de outubro, às 19h, a palestra “Pedagogia da sedução: tudo muda quando nos apaixonamos”.
“A palestra é sobre o amor. Daquilo que nós professores amamos. E vivemos. Daquilo que nos faz felizes e nos ajuda a escapar das armadilhas do poder que só nos quer tristes e fracos. É sobre a potência transgressora do pensamento. Os valores e as morais. Os valores que deixamos mais fortes quando ensinamos o que ensinamos. É sobre as ideias herdadas e convencionadas. É sobre a besteira, a estupidez e a mediocridade na pedagogia, na vida, no mundo”, observa o docente. Ele explica também que a palestra é sobre a invenção de novas sensibilidades e novas formas de ver, ouvir, pensar, sentir e desejar. É, ainda, sobre as decepções, as pobrezas do espírito e as doenças degenerativas que assolam a educação: ressentimento, melancolia, culpas, juízo, moral, burocracia. “Ao mesmo tempo, é também sobre a variedade de desejos, perigos, paixões e mistérios que atravessam nossas vidas. É sobre aquilo que nos espanta, bota medo, provoca. E nos obriga pensar. Curiosamente é, ao mesmo tempo - temos absoluta certeza -, uma palestra sobre uma Pedagogia Sedutora. Não se tem nenhuma dúvida de que, acima de tudo, é uma palestra de prazer. Pra mostrar que ensinar é uma arte. Da sedução”, acrescenta.
Márcio Porciúncula é pedagogo, especialista em psicopedagogia, mestre em educação pela UFRGS, professor pesquisador do curso de Pedagogia a distância da UFPel.