Nascidos em Pelotas no ano de 1993 participam de estudo da UFPel

5 de Setembro de 2011

Cerca de cinco mil jovens de 18 anos são acompanhados desde o nascimento pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas

Todos os jovens nascidos em Pelotas no ano de 1993 estão sendo convidados a participar do acompanhamento dos 18 anos do estudo denominado Coorte de 93, realizado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O acompanhamento inicia nesta segunda-feira, dia 5, e deverá seguir pelos próximos meses.

O objetivo deste acompanhamento é avaliar a saúde na transição da adolescência para a idade adulta, com ênfase em indicadores de composição corporal, saúde mental, fatores de risco para doenças crônicas e condições socioeconômicas.

O estudo acompanha cerca de cinco mil pessoas desde o nascimento, realizando exames de saúde, entrevistas sobre os hábitos e sobre as condições socioambientais em que estes adolescentes vivem. Até hoje o estudo coletou dados de todos os participantes em três momentos da vida: no nascimento, aos 11 e aos 15 anos de idade. As informações coletadas são sigilosas. O nome dos pesquisados nunca é associado aos seus dados, tampouco, é mencionado nos resultados das pesquisas.

Este ano, o acompanhamento será realizado em uma clínica projetada especialmente para o estudo. Até então, pesquisadores visitavam os participantes em seus domicílios. Neste acompanhamento, dos 18 anos de idade, os jovens passam por diversos exames, tais como, os de composição corporal, realizados em equipamentos de última geração. Esses exames fornecem estimativas dos níveis de músculo, osso e gordura corporal. Ainda, é realizada a espirometria, que avalia a capacidade pulmonar. E por fim, os participantes saem da clínica com um acelerômetro – um aparelho parecido com um relógio de pulso que irá monitorar os níveis de atividade física praticada pelo jovem durante cinco dias.

Segundo uma das coordenadoras do estudo, a pesquisadora Ana Menezes, a participação de todos os jovens nascidos em Pelotas em 1993 é fundamental para a relevância científica da pesquisa. “Graças à contribuição desses cinco mil jovens e suas famílias, nossos estudos já revelaram dados importantes para a saúde em nível local e internacional, como a importância da amamentação para redução da mortalidade infantil, a relação entre fumo e doenças mentais na fase da adolescência, a influência da família para a prática de atividade física entre muitos outros.”

A coordenação do estudo, composta pelos professores Ana Menezes, Helen Gonçalves, Maria Cecília Assunção e Pedro Hallal está entrando em contato com os nascidos na cidade em 1993 para marcar horário de atendimento. Os jovens que participam recebem os resultados de alguns exames, uma ajuda de custo para o deslocamento, e, se necessário, atestado para justificar ausência em algum compromisso. “Solicitamos que as pessoas que mudaram de endereço nos últimos anos entrem em contato com nossa central para atualizar cadastro e marcar seu horário de atendimento”, solicita a pesquisadora, Maria Cecília.

Abrangência do Estudo

O estudo da Coorte de 1993 integra um dos maiores programas de coortes de nascimento do mundo, sendo o maior entre os países em desenvolvimento. O programa acompanha um universo de 15 mil participantes pertencentes a três coortes diferentes, sob a supervisão geral dos pesquisadores Cesar Victora e Fernando Barros. A primeira coorte abrange todos os nascidos no ano de 1982 em Pelotas (5.914 pessoas), a segunda envolve os nascidos no ano de 1993 (5.249 pessoas), e a terceira coorte, todos os nascidos na cidade em 2004 (4.231 pessoas).

Com três décadas de acompanhamento os estudos de coorte geraram conhecimento de alta relevância sobre temas como mortalidade infantil, amamentação, cesarianas, desnutrição, obesidade e doenças crônicas, contribuindo de forma importante para o desenvolvimento de diversas estratégias preventivas aproveitadas pela Organização Mundial de Saúde.