Área de Máquinas Agrícolas da UFPel recebe maior premiação da América do Sul nesse setor

5 de Setembro de 2011

premiacao-maquinas.JPG A área de Máquinas Agrícolas da UFPel recebeu, no último dia 31, o Prêmio Gerdau Melhores da Terra, Edição 2011, na categoria Pesquisa e Desenvolvimento, nível estudante, com o trabalho intitulado “Desenvolvimento de um debulhador manual de milho verde para agricultura familiar”. A solenidade de entrega da premiação ocorreu na Usina Rio-grandense, produtora de aço da Gerdau, localizada em Sapucaia do Sul.

Estiveram presentes na solenidade os professores Antônio Lilles, Ângelo Reis, Roberto Lilles, os alunos do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (PPGSPAF), André Oldoni e Roger Spagnolo, juntamente com o bolsista EXP-3 do CNPq, Tiago Custódio. Na categoria Pesquisa e Desenvolvimento concorreram 130 trabalhos, tendo ficado em primeiro lugar o equipamento desenvolvido pela área de máquinas agrícolas da UFPel. O protótipo foi construído e testado na Oficina de Protótipos do Laboratório de Máquinas Agrícolas da UFPel, tendo contado para seu desenvolvimento com recursos financeiros obtidos junto ao Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento – CNPq.

Já em fase de pedido de patente, o equipamento desenvolvido visa ocupar uma lacuna não atendida pelos fabricantes, que é o de máquinas que utilizam conceitos de engenharia, sendo ao mesmo tempo simples, de baixo custo e que atendam as necessidades dos agricultores familiares. Além deste protótipo, outros quatro equipamentos voltados à agricultura familiar estão em fase final de desenvolvimento por parte da área de máquinas agrícolas da UFPel. A premiação obtida é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela da área de avaliação, otimização e desenvolvimento de tecnologias em mecanização agrícola para agricultura familiar da UFPel.

Foto:
Solenidade de entrega do PGMT-2011. Da esquerda para direita engo. agrícola Prof. Dr. Ângelo Reis, engo. agrícola Prof. Dr. Antônio Lilles, engo. agrícola MSc Roger Spagnolo (doutorando – PPGSPAF), engo. agrícola, Bolsista EXP-3 CNPq Tiago Custódio, engo. agrícola André Oldoni (mestrando PPGSPAF) e engo. agrícola Prof. Dr. Roberto Lilles.