II Seminário Técnico NUPEEC na Expointer supera expectativas

1 de Setembro de 2011

noticia-seminario-expointer.png O II Seminário Técnico: “Interação entre sanidade, nutrição e reprodução no periparto de vacas”, promovido pelo Núcleo de  Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC) da UFPel, reuniu na tarde do dia 27 de agosto cerca de 250 pessoas, entre técnicos, estudantes de ciências agrárias e produtores rurais, lotando o Auditório da Secretaria da Agricultura, junto ao Parque Assis Brasil, em Esteio-RS, durante a programação oficial da Expointer 2011. A segunda edição do Seminário tornou-se um marco pela internacionalização da pesquisa, previamente estabelecida no Planejamento Estratégico do NUPEEC, pois permitiu a interação entre pesquisadores brasileiros e norte-americanos, com o objetivo de fortalecer as estratégias de pesquisa em prol de novas tecnologias com potencial de aplicação na pecuária.

Na oportunidade, o público presente pôde assistir às seguintes palestras:
“Importância da nutrição no período de transição de vacas leiteiras sob a ótica genômica” - PhD. Prof. Juan J. Loor (University of Illinois, EUA)
“Perspectivas da cadeia produtiva do leite no Brasil e no mundo” - Rafael Ribeiro de Lima Filho (Scot Consultoria, São Paulo)
“Transtornos metabólicos no periparto de vacas e seus impactos na reprodução” - PhD. Prof. W. Ronald Butler (Cornell University, EUA)

O NUPEEC já planeja inovações para o Seminário Técnico 2012.