Pesquisadores da UFPel distinguidos com o prêmio O Futuro da Terra

31 de Agosto de 2011

premio-dellagostin.jpgpremio-antonio-oliveira.jpg Homenageados e autoridades se reuniram na noite de segunda-feira na 34ª Expointer para a 15ª edição do prêmio O Futuro da Terra. Entregue pelo Jornal do Comércio há 15 anos consecutivos, a distinção valoriza os pesquisadores que se dedicaram ao desenvolvimento do setor primário, estudando temas relacionados ao agronegócio e à preservação do meio ambiente. A iniciativa conta com a parceria Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Nesta edição, o troféu foi entregue a oito homenageados, cujos trabalhos foram divididos em cinco categorias. Em Cadeias de Produção Agrícola, foram agraciados os pesquisadores Cláudio Mundstock (Irga), Maria Irene Baggio (Embrapa) e Carlos Antônio Mondino Silva (UFSM). Em Tecnologia Rural, o homenageado foi o professor Odir Dellagostin (UFPel). Na categoria Novas Alternativas Agrícolas, os troféus foram para Rosa Lia Barbieri (Embrapa) e Antonio Costa de Oliveira (UFPel). Na categoria Preservação Ambiental, o premiado foi Jorge Ernesto de Araújo Mariath (Ufrgs). O Prêmio Especial desse ano foi entregue para Aino Victor Ávila Jacques, professor titular aposentado da Faculdade de Agronomia da Ufrgs.

A indicação e escolha dos premiados foram feitas através do comitê da área de ciências agrárias da Fapergs. De acordo com Rodrigo Costa Mattos, presidente da Fapergs, os escolhidos são sempre pesquisadores que dedicaram suas carreiras em torno de uma área relevante para o crescimento da agropecuária ou a preservação do meio ambiente.

(Fotos: Jornal do Comércio)