Dentro da programação do I Seminário Integrado do Programa de Treinamento em Primeiros Socorros para a Comunidade e Liga em Atendimento Pré-Hospitalar, foi realizado nesta sexta-feira(26) à tarde, no campus Porto da UFPel, um simulado de atendimento a múltiplas vítimas decorrentes de uma explosão, encerrando as comemorações dos 35 anos da Faculdade de Enfermagem.
São considerados acidentes com múltiplas vítimas, todos os acidentes que tenham mais de cinco pessoas envolvidas. Nessa situação é necessário realizar um processo chamado de Triagem que significa atender as vítimas, classificando-as em graus de prioridades para que resulte no salvamento do maior número de pessoas, empregando o critério do melhor atendimento para as mesmas.
Para a professora Celmira Lange, esta prática torna-se importante para aumentar a qualidade do atendimento prestado nestas situações. “Em determinadas situações, devido ao número insuficiente de profissionais ou de recursos materiais é importante estabelecer prioridades de atendimento com o objetivo de salvar o maior número possível de vítimas”, disse.
O objetivo da simulação foi proporcionar a integração da comunidade acadêmica com os profissionais atuantes na área de urgência e emergência da cidade de Pelotas e com a comunidade local. O evento contou com o apoio das Pró-Reitorias de Extensão e Infraestrutura, da direção da FEn, do Corpo de Bombeiros (segurança do local, combate ao fogo e resgate de vítimas em alturas), da Ecosul (resgate de vítimas) e da Braz Fogos do Brasil (show pirotécnico de explosão).
O evento foi coordenado e desenvolvido pelos projetos de extensão - ¨Programa de Treinamento em Primeiros Socorros para a Comunidade¨ e ¨Liga em Atendimento Pré-Hospitalar¨ da Faculdade de Enfermagem (FEn) com a supervisão das professoras Celmira Lange e Norlai Azevedo.
Projetos
O projeto de extensão “Programa de Treinamento em Primeiros Socorros para a comunidade” é um dos mais antigos projetos da Faculdade de Enfermagem, em atuação desde 1990, e objetiva levar ao meio acadêmico e comunidade local e regional medidas de prevenção de acidentes e noções de primeiros socorros. Conta com a participação de professores, enfermeiros e acadêmicos da Faculdade de Enfermagem.
A Liga em Atendimento Pré-Hospitalar (LAPH), criada em 2009 com a coordenação de uma professora e a participação de acadêmicos, tem como finalidade mobilizar e capacitar acadêmicos de Enfermagem e de outros cursos da UFPel, assim como da sociedade em geral em prol da educação em saúde, da prevenção de acidentes e do atendimento pré-hospitalar.