Núcleo de Foclore da UFPel presente no Encontro Sul Americano da IOV

25 de Agosto de 2011

foto-secretarios-iov.JPG Durante os dias 19 a 21 de agosto, o professor Thiago Amorim, docente do Curso de Dança - Centro de Artes/UFPel e coordenador do NUFOLK - Núcleo de Folclore da UFPel, juntamente com a extensionista Jordana Jorge, participaram do II Encontro Sul Americano da  Organização Internacional de Folclore e Arte Popular (IOV) vinculada à Unesco, entidade na qual Thiago Amorim atua também como subsecretrário.

O encontro, que aconteceu na cidade de São Bernardo do Campo-SP, ocorreu paralelamente ao I Fórum Internacional de Arte Popular de São Bernardo do Campo e 10º Festival Internacional de Folclore daquela cidade, e contou com importantes presenças como as de Carmen Padilla, presidente da IOV Mundial e presidente da Cadeira do Comitê de Cultura da UNESCO; George Frandsen, secretário executivo IOV América do Norte e presidente IOV EUA; Terezinha Pasqulini Miquilin, secretária executiva IOV América do Sul, presidente IOV Brasil e presidente Iprorafa; além de secretários da IOV Brasil, de vários estados brasileiros, representantes da IOV Mundial e representantes dos países da América do Sul, como Argentina, Chile, Equador e Paraguai.

O evento foi dirigido a dirigentes e convidados da IOV no país para a discussão de projetos e assuntos pertinentes, bem como o contato com a presidência mundial da IOV, tendo sido realizadas reuniões, palestras e debates específicos para cada segmento, com o intuito de fortalecer as ações da organização em prol do folclore e arte popular, em todos os cantos do Brasil e da América do Sul. A UFPel está inserida neste movimento de valorização do folclore e da cultura popular, liderado pela IOV juntamente com a Unesco, por meio do seu Núcleo de Folclore (Nufolk).

Fórum e Festival

A Organização Internacional de Folclore e Artes Populares no Brasil, IOV, é realizadora e organizadora de festivais nacionais e internacionais de Folclore no Brasil e no mundo. É uma organização internacional de pessoas e instituições que trabalham com o objetivo de preservar e promover todas as formas de arte popular. Trata-se de uma ONG sem fins lucrativos, com relações operacionais com a Unesco e que faz intercâmbio de grupos entre os países.

Por esse motivo, a IOV e a Prefeitura de São Bernardo do Campo realizaram o I Fórum Internacional de Artes Populares do município, direcionado aos representantes da Cultura, representantes de associações de artes populares, coordenadores de grupos de danças folclóricas de todos os gêneros, bem como a classe de artistas populares, representantes de pontos de cultura, artesãos, gestores estaduais e municipais, demais associações, agremiações representantes de eventos, Sebrae, professores, estudiosos e demais interessados.

O Festival Internacional de Folclore foi uma oportunidade de prestigiar grupos de diferentes lugares do Brasil e do exterior, que mostraram a alegria e a vivacidade de suas danças, cantos, músicas e trajes. Participaram do festival os seguintes grupos: Companhia de Dança Txai (Ceará), Grupo AMA-ABC (São Paulo), Grupo Vasco da Gama (Santos-SP), Grupo de Projeções Folclóricas Remelexo Brasileiro (São Bernardo do Campo-SP), Conjunto de Cantos y Danzas Tradicionales Los Del Bío-Bío (Chile), Ballet Folklórico Alma Mexicana (México), Grupo de Danças Italianas Nostra Itália (São Paulo) e Reisado Sergipano Bumba Meu Boi (Guarujá-SP). Mais informações no site da IOV Brasil: http://iovbr.wordpress.com/

NUFOLK

O Núcleo de Folclore da UFPel é um projeto de extensão universitária que se caracteriza pela vivência, investigação, promoção e difusão das manifestações populares do Brasil, especialmente de dança e música, e que vislumbra também o intercâmbio cultural e a valorização da cultura popular nacional na sua perspectiva de patrimônio cultural imaterial.

Interessados em conhecer melhor o trabalho do Nufolk podem acessar o blog: http://www.nufolk.blogspot.com/ ou entrar em contato através do e-mail: nucleodefolclore@gmail.com.

Na imagem em anexo, secretários e subsecretários de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rio Grande do Sul no II Encontro Sulamericano da IOV