Projeto Unidades Fronteiriças de Saúde tem reunião de trabalho com representante do MS

24 de Agosto de 2011

foto-reuniao-no-nef.JPG Em continuidade aos trabalhos referentes ao Projeto Unidades Fronteiriças de Saúde – Rede Binacional de Saúde, em fase de elaboração pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), reuniram-se, nesta segunda-feira(22), no Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFPel, os professores dr. Luiz Augusto Facchini e dra. Ana Borges Teixeira, com a consultora técnica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde(MS), Graziela Tavares. O encontro serviu para o avanço das propostas de funcionamento das Unidades de Saúde na região de fronteira Brasil-Uruguai.

Dando sequência à agenda no Estado, na terça-feira(23), no Centro de Integração do Mercosul/Núcleo de Estudos Fronteiriços, na fronteira Brasil-Uruguai, a representante do MS pôde reunir-se com os secretários de Saúde dos municípios brasileiros contemplados no Projeto. Na ocasião, os gestores locais debateram pontos estratégicos da proposta.

O encontro teve a participação dos secretários municipais de Saúde de Santana do Livramento,Valmir Silveira; de Aceguá, Valtraut Kroker; de Barra do Quaraí, Richard de Souza Generaly; do coordenador da 10ª Coordenadoria de Saúde/RS, Modesto Zuñeda; do coordenador do Núcleo de Estudos Fronteiriços, professor Maurício Pinto da Silva; dos professores Erico Kunde Correa e Luciara Correa; e da arquiteta Daniela da Rosa Curcio. Como convidados especiais da reunião, participaram as uruguaias dra. Rosana Guevara, coordenadora da ASSE/Rivera, e a diretora departamental de Saúde de Rivera, dra. Aida Gonzalvez.