Faculdade de Educação da UFPel completa 35 anos

24 de Agosto de 2011

banner-fae-35-anos.JPG A Faculdade de Educação (FaE/UFPel) está completando 35 anos de história. Criada em 1976, em um momento em que o Brasil vivia as consequências da ditadura militar e das reformas educacionais, se caracterizou, desde sua gênese, por estabelecer diálogos com as escolas públicas e buscar propostas de formação em uma perspectiva crítica.

Os ideais pedagógicos do corpo docente impulsionaram a luta para a criação do Curso de Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel, que foi criado em 1978, com o objetivo de responder às demandas de capacitação e valorização de professores alfabetizadores e de séries iniciais.

Ao longo da década de 80 do século XX, a FaE passa a oferecer o Pós- Graduação lato sensu, que hoje possui seis Cursos de Especialização. Em 1994 surge o Programa de Pós-Graduação stricto sensu (PPGE), com o Curso de Mestrado e, em 2006, o Curso de Doutorado em Educação.

Neste semestre, a Faculdade de Educação mais uma vez inovou e passou a ofertar o Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, primeiro Mestrado Profissional a funcionar na UFPel.

Com uma trajetória de luta em torno da defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, a FaE tem possibilitado formação inicial e continuada para milhares de professores, além de Projetos de Ensino, de Extensão e de Pesquisa que colocam o seu Programa de Pós-Graduação em Educação como o mais bem avaliado entre os Doutorados em Educação das universidades públicas da região sul do país, com nota 5.

As festividades em comemoração aos seus 35 anos começam esta semana e se estenderão até o final do ano. Nesta sexta, dia 26, acontecerá um jantar festivo no Clube Cultural Fica Ahí, com homenagens a professores e técnico-administrativos aposentados. Os convites para a janta (20h) podem ser adquiridos na recepção da FaE ou com o Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPe). Os convites para a festa (23h) são gratuitos e podem ser retirados na recepção da FaE ou no CAPe. A festa também faz parte da programação da XXVII Semana Acadêmica da Pedagogia.

Festa de 35 anos da FaE

Dia 26 de agosto (sexta-feira)
Clube Cultural Fica Ahí – Mal. Deodoro, 368
20h: Jantar