Enfermagem comemora 35 anos com mais de mil egressos

22 de Agosto de 2011

_mg_1199.JPG Ao longo de toda esta semana, a Faculdade de Enfermagem da UFPel realiza programação comemorativa aos 35 anos da unidade. As celebrações foram abertas na tarde desta segunda-feira(22), no campus Porto da Universidade, onde a Faculdade está sediada. Até a sexta-feira à tarde, ocorrerão debates e relatos sobre a história da Faculdade e suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de atividades culturais.

Na quinta e na sexta-feira, será realizado o I Encontro Integrado do Programa de Treinamento em Primeiros Socorros para a Comunidade e Liga em Atendimento Pré-Hospitalar. O destaque deste evento será um simulado de atendimento a múltiplas vítimas de explosão, que ocorrerá no campus Porto, antigo Anglo, às 14h da sexta-feira.

Em sua fala na abertura dos eventos, a diretora da Faculdade, Luciane Prado Kantorski, disse que a programação é uma forma de recontar partes da história da Unidade. “Hoje, a enfermagem é uma profissão forte na cidade. A atividade profissional de enfermagem cresceu muito em Pelotas e no Brasil, com um nível de desenvolvimento muito grande”, ressaltou.

A Faculdade possui hoje 400 alunos de graduação, já tendo formado mais de mil profissionais, ao longo de 35 anos. “Eles ocupam espaços com qualidade”, destacou a diretora. A professora Luciane sublinhou ainda a pós-graduação da Unidade, que oferece um curso de mestrado e tem projeto de curso de doutorado já encaminhado para possível aprovação. Mencionou ainda o começo das atividades do Centro Regional de Referência em Crack e Outras Drogas, ligado à Faculdade, que iniciou na sexta-feira a capacitação de 300 profissionais que atuam no SUS e no SUAS de 11 municípios da Zona Sul do Estado, incluindo Pelotas.

Representando o reitor Cesar Borges no evento, o vice-reitor, Manoel Luiz Brenner de Moraes, congratulou a toda a comunidade da Faculdade pela história construída. “A UFPel está de parabéns por ter uma unidade do nível da Faculdade de Enfermagem”, assinalou. Confira a programação completa da semana no endereço http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2011/08/17/faculdade-de-enfermagem-convida-para-atividades-de-seus-35-anos/.