Doutorado em Epidemiologia abre processo de seleção

22 de Agosto de 2011

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia do Departamento de Medicina Social da UFPel inicia em outubro processo de seleção para o curso de doutorado. O Programa é recomendado pela Capes com conceito máximo – nota 7. As inscrições ocorrem de 17 de outubro a 18 de novembro e a prova será aplicada dia 1° de dezembro.

A Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel está completando 20 anos de atuação. O Programa iniciou em 1991 com o curso de mestrado e em 1998 obteve recomendação da Capes para iniciar o doutorado.

O corpo docente de ambos os cursos é altamente qualificado, composto por pesquisadores reconhecidos em nível mundial e responsáveis por um dos maiores programas de estudos epidemiológicos longitudinais do mundo, denominado Coortes de Nascimento de Pelotas.

O estudo acompanha um universo de 15 mil participantes, pertencentes a três coortes diferentes. A primeira coorte abrange todos os nascidos no ano de 1982 em Pelotas (5.914 pessoas), a segunda envolve os nascidos no ano de 1993 (5.249 pessoas), e a terceira coorte, todos os nascidos na cidade em 2004 (4.231 pessoas).

Os alunos da Pós-Graduação interagem diretamente nesses estudos, utilizando dados dos mais de 500 artigos publicados e criando novos enfoques de pesquisa de acordo com suas áreas de atuação.

O edital da seleção do doutorado em Epidemiologia será publicado no mês de setembro no site www.epidemio-ufpel.org.br.