Gestão da Segurança Universitária no âmbito da UFPel

19 de Agosto de 2011

reuniao_vigilancia_ufpel_01.JPG Visando o aprimoramento dos serviços de Segurança Patrimonial e Pessoal nos Campi e demais Unidades da UFPel, a Pró-Reitoria de Infraestrutura/PRIE, por meio da Coordenação de Vigilância, está implantando um conjunto de ações  de gestão integrada na segurança universitária no âmbito da UFPel.

reuniao_vigilancia_ufpel_02.JPG Na tarde desta quinta-feira(18) no auditório da Faculdade de Odontologia, reuniram-se com a Coordenação da Vigilância/UFPel vários vigilantes terceirizados, integrantes e o supervisor da empresa Shelter, que presta serviço de segurança patrimonial para a Universidade.

reuniao_vigilancia_ufpel_03.JPG No encontro foram abordados temas relevantes e novas medidas de cobrança e fiscalização do contrato em questão, com referência ao comportamento funcional esperado para esses profissionais especializados diante das rotinas acadêmicas deste ambiente que possui  peculiaridades e características próprias de uma universidade, diferenciando-se dos locais tradicionais de segurança bancária, entre outras, onde tais profissionais são mais costumeiramente empregados.

Também o alerta da crescente violência e drogadição que assola o País, o qual certamente não torna imune o ambiente acadêmico de um caso de alteração da tranquilidade e aparente segurança, exige de todos constante atenção para todas as situações, bem como para o trânsito de pessoas e veículos que se utilizam dos espaços públicos na UFPel.

Além deste encontro, estão sendo implementadas diversas ações que visam a convergência de comportamentos e atitudes voltados para a segurança patrimonial e pessoal, tais como a formação de uma Comissão de Segurança composta por representantes de outras Pró-Reitorias para elaboração conjunta de material informativo, posteriormente transformado em mídias digitais para disponibilizar a todos os setores da Universidade. Um canal de comunicação direta para receber denúncias de forma anônima, por meio de urnas de coleta, telefone e e-mail via internet também serão instituídos. Entre outras possibilidades, está em estudo uma nova central de alarmes monitorada internamente na própria instituição.

Entre as ações implementadas estão a contratação de novos postos de vigilância, distribuídos em unidades que até então enfrentavam dificuldades de controle da segurança e a implantação da Ronda Tático-Móvel, onde três agentes circulam até as 23 horas em motocicletas no perímetro da área do Porto e Centro. Também a viatura da empresa Shelter estará em constante circulação pelos postos fixos nas unidades, além das duas viaturas disponibilizadas pela UFPel para a Coordenação de Vigilância.

A Coordenação de Vigilância no campus Porto já recebe ligações pelo telefone 3921-1226 e celular 9983-1005, ou pelo e-mail mvargas@ufpel.edu.br  e toda informação e contribuição serão bem vindas.

A Pró-Reitoria de Infraestrutura convoca todos os funcionários, tanto efetivos quanto terceirizados, a fazerem parte desse mutirão em prol de uma nova mentalidade voltada para a preservação do patrimônio público da UFPel, assim como a preservação da integridade física de todos os usuários dos espaços acadêmicos disponibilizados.