Centro de Referência em Crack começa a capacitar 300 profissionais

19 de Agosto de 2011

ufpel-crack.jpg O Centro Regional de Referência em Crack e outras Drogas da UFPel começou na tarde desta sexta-feira(19) suas atividades de capacitação de 300 profissionais de 11 municípios da Zona Sul do Estado. Ato realizado no auditório do Colégio Pelotense deu a partida às atividades do Centro, que é um projeto financiado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas(Senad), do Governo Federal.

Oferecer aos profissionais da rede básica de saúde um novo enfoque sobre a dependência do crack, capacitando-os a cuidar de usuários da droga e de seus familiares, para que compreendam as diversas possibilidades de tratamento e acompanhamento com vista à reinserção social, é a proposta diferenciada do Centro, sediado na Faculdade de Enfermagem da UFPel. A Universidade é uma das 49 instituições federais de ensino superior de todo o país que estão implantando os Centros.

A UFPel foi aprovada para receber o Centro após concorrer em edital lançado em dezembro. Os cursos, com duração de seis meses a um ano, são destinados a médicos, a profissionais da rede básica de saúde e de serviço social, de hospitais gerais e a agentes comunitários de saúde e redutores de danos. Os encontros são presenciais, realizados na UFPel, e ministrados por professores da alto gabarito da própria Universidade e de outras instituições do país. Serão quatro cursos, dois neste segundo semestre de 2011 e dois no primeiro do próximo ano.

Para realizar o trabalho, a UFPel, bem como as outras Universidades contempladas com o projeto, recebeu recursos na ordem de R$ 300 mil. A verba é aplicada na distribuição de material didático-pedagógico, na hospedagem e na alimentação dos alunos. O transporte até Pelotas fica a cargo das prefeituras da região. Um dos requisitos para cursar o programa é atuar na rede de saúde do SUS e SUAS(Sistema Único de Assistência Social).

O Centro da UFPel atingirá uma região com 500 mil habitantes, formada por Pelotas, Cristal, Morro Redondo, São Lourenço do Sul, Piratini, Turuçu, Capão do Leão, Canguçu, Amaral Ferrador, Santana da Boa Vista e Arroio do Padre. Os outros municípios da 3ª Regional de Saúde estão a cargo da Furg.

As atividades do Centro serão realizadas em combinação com outras ações e projetos já desenvolvidos na área na UFPel, como as do PET Saúde Mental, de capacitação de familiares, pesquisa sobre o perfil de usuários de crack, especialização em Saúde Mental, avaliação dos CAPS da Região Sul e pelo Grupo de Estudos em Saúde Coletiva e Mental da Faculdade de Enfermagem. No total, são seis projetos na área que se unirão ao trabalho do Centro.

Nova proposta

“Somos sim capazes de fazer alguma coisa diferente”, preconizou a coordenadora geral do Centro, professora Beatriz Franchini, ao apresentar, no ato inaugural, a estrutura do novo órgão e atividades de formação previstas para 2011 e 2012. A coordenadora pedagógica do centro, professora Michele Mandagará, saudou os participantes e ressaltou a importância do momento. O enfrentamento conjunto do problema das drogas e as parcerias firmadas com as secretarias de saúde da região foram destacados pela diretora da Faculdade de Enfermagem, professora Luciane Kantorski. “Esta capacitação é uma das tantas respostas que a UFPel está dando às necessidades sociais”, frisou o representante da Reitoria na cerimônia, o coordenador de Extensão da Universidade,  professor João Nelci Brandalise.

Contatos com o Centro podem ser feitos pelo fone(53) 39211525.