Diante da crescente problemática do uso de drogas, que tem acarretado impactos na saúde pública, tais como nascimentos prematuros de gestantes usuárias de Crack por falta de adesão ao pré-natal, aumento dos casos de tuberculose e hepatite, vulnerabilidade a doenças sexualmente transmissíveis, entre outros, é evidenciada a dificuldade dos profissionais em atender esta população.
Com vistas a colaborar com a qualificação da atenção em saúde e assistência social de Pelotas e cidades da região, a Faculdade de Enfermagem da UFPel está oferecendo Capacitações para profissionais da Rede SUS e SUAS sobre atendimento à usuários de Crack oferecidas pelo Centro de Referência para Formação de Profissionais. Estas Capacitações serão financiadas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) a partir de Edital de 2010, como parte do Plano Nacional de Combate ao Crack.
As atividades iniciarão nesta sexta-feira, 19 de agosto, às 14h, em cerimônia a ser realizada no auditório do Colégio Municipal Pelotense. Os cursos acontecerão uma vez ao mês, na cidade de Pelotas, na Faculdade de Enfermagem, campus Porto, no período de agosto a dezembro. Será oferecida alimentação e hospedagem aos participantes advindos de outros municípios e, ao final, os mesmos receberão certificação e uma apostila didática, ficando o deslocamento e liberação por conta dos municípios.
Os profissionais que participarem destas Capacitações servirão de Referência em cada serviço para o atendimento a usuários de drogas e seus familiares. O objetivo é formar multiplicadores dentro dos serviços que possam acolher, acompanhar e assistir a este público tão excluído.
Serão oferecidas as seguintes Capacitações:
- Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos, Agentes Sociais profissionais que atuam nos Consultórios de Rua. (60 hs – 60 vagas).
- Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS. (60 hs – 60 vagas).
A partir de março de 2012 serão também oferecidos outros dois cursos voltados para atendimento em Saúde Mental em Hospital Geral e Atendimento Médico e desintoxicação na Rede Básica de Saúde, também como parte do Centro de Referência.
Além de Pelotas serão contemplados serviços públicos dos municípios de Cristal, São Lourenço, Piratini, Turuçu, Capão do Leão, Canguçu, Arroio do Padre, Amaral Ferrador e Santana da Boa Vista. Mais informações no site da Faculdade de Enfermagem da UFPel – www.ufpel.edu.br/feo.