UFPel na organização do I Congresso Internacional de Herbologia, que ocorrerá nos EUA

16 de Agosto de 2011

O professor Luis Avila, do Departamento de Fitossanidade da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel(Faem), juntamente com o pesquisador da Epagri José Alberto Noldin, está organizando a “I Jornada Internacional de Herbologia”. A primeira edição da Jornada será realizada nos EUA, entre os dias 21 de agosto e 4 de setembro de 2011, percorrendo os estados do Texas, Mississippi, Arkansas, Missouri, Illinois e Indiana.

Nessa jornada irão participar pesquisadores da área de Herbologia da UFPel (Luis Avila, Jesus Pinto e Dirceu Agostinetto), UFSM (Nelson Kruse e Sylvio Bidel), UFRGS (Aldo Merotto Jr.), Epagri (José Noldin e Domingos Eberhardt) e IRGA (Valmir Menezes), da EMBRAPA Clima Temperado (André Andres e Giovani Theisen) além de um aluno de doutorado da UFRGS (Anderson Nunes) e um pesquisador da Dow Agrosciences (Rogério Rubin).

O objetivo da Jornada é a de visitar os principais centros de pesquisa e ensino dos EUA, na área de herbologia, com o intuíto de fortalecer laços de cooperação entre as instituições e busca de avanços científicos, tecnológicos e de inovação para a herbologia. Durante a jornada serão realizados visitas a produtores de arroz e soja, mesa redonda com pesquisadores de cada instituições, bem como seminários.

O evento é parcialmente financiado pela Dow Agrosciences e com recursos próprios dos participantes. Serão visitadas as seguintes instituições: Texas A&M University, University of Arkansas, Mississippi State University, University of Illinois, Purdue University, e dois centros do USDA (Jamie Whitten Delta States Research Center em Stoneville no Mississippi e Dale Bumpers National Rice Research Center em Stuttgart em Arkansas).