Zootecnia inicia disciplinas voltadas à produção

15 de Agosto de 2011

O  zootecnista é  o responsável direto por produzir alimentos de origem animal de alto valor biológico e  a preços acessíveis, respeitando sempre os princípios de bem-estar animal e buscando estabelecer técnicas de produção em harmonia com os escossistemas e unidades produtivos.  Para tanto, nas mais de cem instituições de ensino zootécnico do país e em especial nas seis instituições federais do Rio Grande do Sul, todo o desenho curricular é pensado de maneira a fornecer as bases teóricas do conhecimento zootécnico dentro dos 9 campos do saber da Zootecnia (veja no link no fim do texto), para que o aluno, quando ingressar nas disciplinas de produção, tenha o conhecimento necessário para o acompanhamento.

O curso de bacharelado em  Zootecnia da UFPel iniciou neste segundo semestre as disciplinas voltados ao conhecimento da produção dos principais animais de interesse zootécnico. Na última segunda-feira(8), começou a disciplina de Aquicultura, sob a regência do professor Sérgio Piedras. Já na quinta-feira(11), o professor Jerri Zanusso ministrou a primeira aula da disciplina de Apicultura, realizada no Centro de Treinamento de Ciências Agrárias, no CAP (Centro Agropecuário da Palma), onde será desenvolvida  durante todo o semestre.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Isabella Barbosa, a primeira turma do curso percorre exatamente o terço final da graduação, momento  este de suma importância na formação do acadêmico oriundo do curso de Zootecnia da UFPel, que prima desde a sua criação em formar gestores da produção animal e de alimentos de alta qualidade e ecologicamente corretos, produto este cada vez mais exigido pelo consumidor.

As demais disciplinas de espécies zootécnicas para os próximos semestres são Suinocultura, Avicultura, Equinocultura, Criações Alternativas, Ovinocaprinacultura, Bovinocultura de Corte e Bovinocultura de Leite.