Coordenador da área de Arquitetura e Urbanismo da Capes profere palestra na FAUrb

15 de Agosto de 2011

_mg_0023.jpgO coordenador da área de Arquitetura e Urbanismo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), prof. Andrey Rosenthal Schlee esteve na FAUrb, na tarde desta sexta-feira (12), para falar sobre a Capes. A palestra “A CAPES e nós: A CAPES somos nós?” aconteceu no auditório da FAUrb/UFPel e foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU).

Com o auditório lotado, o coordenador fez um breve relato sobre a história da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB) e mostrou a realidade do Programa de Pós-Graduação (PPG) da Instituição na qual é docente.

De acordo com o coordenador a FAU-UnB contribuiu para o desenvolvimento da área de Arquitetura e Urbanismo nacionalmente através de publicações que traçaram as diretrizes para vários cursos que abriram no País depois da década de 80 e, mesmo com esta importante contribuição, o PPG chegou à nota 3 da Capes recuperando na última avaliação a nota 4. Schlee explicou alguns fatores que levaram a esta avaliação e fez uma ligação com a realidade da UFPel, dando sugestões para a melhorar o desempenho da PROGRAU na próxima avaliação.

Schlee também é diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (DEPAN) do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Segundo o coordenador, isto é muito importante para aproximar a pesquisa do programa nacional de proteção ao patrimônio. “Pela primeira vez os programa de pós-graduação podem estar unidos para salvaguardar o patrimônio histórico e artístico”, disse.

Currículo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1987), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: de preservação do patrimônio cultural, arquitetura brasileira, arquitetura no Rio Grande do Sul e arquitetura e urbanismo em Brasília. Dedica-se também às questões relacionadas com a melhoria do Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Participou da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Arquitetura e Urbanismo do ENADE e, no momento, é Membro da Comissão Consultiva de Arquitetura e Urbanismo da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA) do Sistema de Acreditação do Mercosul; Membro consultor do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras para a área de Arquitetura e Urbanismo; Membro da Comissão de Arquitetura do INEP-Confea; e Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA). Foi Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (2004-2011). Coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo e Design da CAPES e Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2.